Aplicativos com filtros para fotos fazem sucesso desde o lançamento do Instagram, mas uma nova moda tem atraído donos de celulares. As imagens criadas com o Prisma, app gratuito para iPhone (iOS), têm efeitos parecidos com pinturas, começaram a tomar conta das redes sociais, por exemplo. Apesar do sucesso, o programa não é o único capaz de transformá-lo em um Pablo Picasso da internet.

Lista tem 15 dicas de sites e apps do Google pouco conhecidos e úteis

Há uma variedade grande de aplicativos gratuitos, para smartphones com Android, iOS e até Windows Phone, com a proposta de transformar qualquer foto em uma obra de arte. Quer conhecer outros apps do estilo? O TechTudo preparou uma lista com os seis melhores aplicativos para fazer intervenções artísticas em fotos.  

Lista reúne os melhores apps para transformar as fotos em pinturas (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Prisma

Provavelmente o mais famoso da lista, o Prisma é um app gratuito para iOS que conta com 35 filtros baseados em obras de artistas renomados. Os pontos positivos do aplicativo são a velocidade com que ele transforma a foto em pintura, assim como a possibilidade de testar diversos efeitos até encontrar o seu favorito, uso semelhante ao Instagram.

O programa tem interação com a rede social de fotos e com o Facebook, permitindo a você compartilhar a imagem diretamente do app.

Prisma faz sucesso nas redes sociais (Foto:Reprodução)

Pikazo

Para alegrar os usuários de Android, o Pikazo é um app muito semelhante ao Prisma, mas com versões para iOS e para o sistema móvel do Google. O app disponibiliza 16 filtros na versão gratuita, divididos nas sessões Clássicos, Pablo Picasso, Paul Klee e Grafitti. O usuário que quiser testar outros efeitos pode comprar o filtro dentro do aplicativo.

Apesar de ter interface interativa, com elementos em movimento durante o uso, o programa demora bastante para criar a imagem testada.

Pikazo é uma boa opção para usuários de Android (Foto:Reprodução)

Dreamscope

Também disponível para Android e iOS, o Dreamscope

... se diferencia do Prisma e do Pikazo por oferecer uma galeria com imagens criadas por outros usuários. A área é semelhante ao Twitter, com opções de curtir, comentar e compartilhar o post de outra pessoa. O aplicativo contém mais de 100 filtros, com texturas que vão da pintura até o uso de amendoins para formar a imagem.

A parte negativa, no entanto, é o tempo que o programa leva para finalizar a foto. Durante os testes, o processo demorou quase cinco minutos. Para contornar o problema de desempenho, ele envia uma notificação quando a arte está pronta, para que não seja preciso manter o app aberto.

Dreamscope possui uma enorme variedade de filtros (Foto:Reprodução)

Mlvch

Além de transformar as fotos em obras de artes, como os três apps já citados, o Mlvch ainda mostra o nome do pintor e da obra, disponibiliza um feed com fotos criadas por outros usuários, e conta com mais de 40 filtros.

O programa salva as imagens dentro do próprio app, mas também permite compartilhar as fotos no Instagram, Twitter e Facebook, ou salvá-las no rolo da câmera. Apesar de ser gratuito, há um limite de 12 criações sem custos. Para criar mais imagens, o usuário precisa comprar algum dos pacotes disponíveis na loja do app.

Mlvch mostra os nomes das obras e seus respectivos autores (Foto:Reprodução)

SuperPhoto

Diferentemente dos programas citados, o SuperPhoto não tem como foco os quadros de pintores famosos. No entanto, isso não é um problema, já que o app surpreende com mais de 270 efeitos gratuitos, que podem ser aplicados em fotos ou vídeos. Os filtros vão desde simples molduras a efeitos de pinturas muito elaborados.

O aplicativo, totalmente em português, também oferece diversos ajustes dentro dos próprios efeitos, como intensidade, cor, transparência e tamanho, permitindo a você personalizar completamente a imagem. Para não ficar perdido em meio a tantos filtros, é possível selecionar os favoritos. O Superphoto tem versões para Android, iOS, Windows Phone, software para Windows e versão web.

SuperPhoto disponibiliza ajustes dentro dos próprios filtros (Foto:Reprodução)

PicsArt

O PicsArt é um daqueles editores com mil e uma utilidades, o mais completo da lista. Gratuito e disponível para Android, iOS e Windows Phone, o programa é ideal para quem gosta de se divertir editando fotos. Isso porque, além dos filtros “artísticos”, com uma cara de pintura, o aplicativo permite incluir textos, cliparts, márcaras com efeitos de luzes, molduras variadas e efeitos no estilo Instagram.

Além de editor de imagens, o programa tem uma espécie de rede social própria, em que usuários compartilham as criações feitas através do aplicativo. Com isso, se você gosta de editar fotos, além de aplicar efeitos de pintura, vale a pena baixar o PicsArt. 

PicsArt permite incluir diversos itens na foto, além dos filtros (Foto:Reprodução)

Agora que você já conhece todos esses apps, vale a pena baixar e testar quantos quiser para descobrir qual pode ser ideal para você.

Qual app baixar para tirar fotos em baixar resolução? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.