O pendrive é prático e compacto para carregar arquivos para qualquer lugar. No entanto, muitos usuários ficam curiosos para descobrir a velocidade de gravação de dados e leitura do dispositivo no PC. Para isso, é possível usar o programa USB Flash Benchmark, que realiza testes de desempenho em dispositivos flash plugados na entrada USB.

Como deixar o pendrive mais rápido? Veja dica

O recurso é simples e gratuito para usar, sem precisar perder tempo com instalação no PC por ser um executável. Além disso, o programa gera um relatório completo com gráficos sobre a velocidade do pendrive. Quer saber como usar? Confira o passo a passo a seguir.

Veja a velocidade do pendrive com teste rápido de desempenho (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 1. Baixe o programa USB Flash Benchmark no TechTudo Downloads. Plugue seu pendrive na entrada USB do computador ou notebook e aguarde a leitura. Em seguida, clique duas vezes no item “FlashBench” para iniciar o programa. Não é necessário fazer instalação no PC;

Abra o programa USB Flash Benchmark para realizar os testes no pendrive (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Selecione o USB com o pendrive no menu do topo de “Drive”. Note que será feita uma leitura inicial, mostrando a marca do pendrive, o modelo e o tamanho de armazenamento;

Selecione o drive USB no qual o pendrive está plugado no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para iniciar o teste, clique no botão de “Benchmark”. Agora aguarde o fim dos testes e não desplugue o pendrive, nem tente fazer transferências de arquivos durante o processo. O teste pode durar alguns minutos;

Inicie o teste de desempenho do pendrive (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Ao final será exibido o link do relatório completo do teste de Benchmark. Copie o link e cole em uma aba do navegador tradicional do PC para ver o resultado;

Ao final será mostrado um link para o relatório sobre o pendrive (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. No topo do relatório será mostrado o resumo de informações sobre o pendrive. Em “Read speed” está a velocidade de leitura do dispositivo, no caso deste exemplo: 20,93 MBps (MB por segundo).

Em “Write speed” está a velocidade de gravação de dados no pendrive, no caso em 13,69 MBps. Em seguida, um gráfico mostra o desempenho conforme o tamanho de arquivo de teste.

... foto componente-conteudo"> Confira a velocidade do pendrive no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Vale lembrar que esse teste pode mudar conforme o uso de pendrive USB 3.0 na entrada compatível do computador, aumentando a velocidade em comparação com uma entrada de USB 2.0, por exemplo. Com isso, o resultado mostrado pelo programa se refere às condições de testes do pendrive no USB do seu PC. Para ter mais informações, confira no site da fabricante, usando o modelo do pendrive, ou na embalagem do dispositivo.

Como instalar o Windows com pendrive? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.