A Samsung lançou sua nova linha de Smart TVs SUHD com resolução 4K no Brasil na última segunda-feira (18) e, durante o evento em São Paulo, o TechTudo pôde olhar com mais cuidado o modelo KS9000. Com 65 polegadas, tecnologia HDR 1000, que realça as cores e contrastes, além da tela de LED com pontos quânticos, a TV já está disponível pelo preço de R$ 19.999. Confira abaixo as nossas primeiras impressões.

O que levar em consideração na hora de comprar uma Smart TV 

Em um primeiro olhar, o que chama a atenção é o design elegante do aparelho. A traseira com acabamento em plástico inibe um pouco o caráter premium, mas não chega a ser tão prejudicial no conjunto da obra, muito por conta do belo pé metálico prolongado. 

Apesar de grande, com dimensões de 1443,4 x 928,7 mm, a televisão é fina e leve, o que facilita no transporte entre cômodos da casa. Seu peso é de 28,8 kg e a espessura é finíssima. Ela é composta pelas chamadas bordas infinitas, que eliminam a moldura da TV, além de gerar sensação de imersão para o usuário. 

Diferente dos modelos maiores da nova linha SUHD, a Samsung optou pela tela Flat e não curva na KS9000, mas, ainda assim, a experiência ficou melhor do que nas demais Smart TVs e a qualidade da imagem também não está nada mal. No quesito cores, o aparelho conta com uma força a mais. Primeiro, a tela é formada por LED com pontos quânticos, que visam melhorar as cores do LED e reproduzir melhores tons escuros, comparáveis às telas OLED e plasma.

Traseira da Smart TV SUHD da Samsung de 65 polegadas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Inegavelmente, em uma sala de exposição, as cores são fantásticas e realistas, como se propõe. Segundo a Samsung, as TVs dessa linha são capazes de reproduzir mais de um bilhão de cores, o que representa 64 vezes mais cores que os modelos de TV convencionais. Porém, vale lembrar que os programas brasileiros de TV aberta e à cabo possuem somente alta definição e não há compatibilidade para o 4K.

As novas TVs, no entanto, apresentam tecnologia de processamento de imagem Upscaling da Samsung, que melhora a definição da programação da TV aberta ou à cabo a qualidade, ainda que não equipare a 4K. Ao que parece, as imagens que sofrem esse processo passam a ter contornos mais nítidos e melhorias em cenas em movimento.

Smart TV SUHD da Samsung de 65 polegadas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Outro upgrade na qualidade de imagem é o HDR, recurso de captação de luz muito comum no mercado fotográfico. Trata-se de uma maior exposição de luz na hora de captar a imagem, elevando o nível de brilho, contraste e, com isso, maior nitidez e detalhamento. O efeito final parece cumprir bem o que se propõe, pelo menos nas imagens selecionadas para serem expostas no evento onde testamos a TV. 

Alguns serviços de streaming já capturam e transmitem conteúdo HDR, como o Globo Play e Netflix. E o sistema operacional é o Tizen, comum entre os aparelhos smar

... ts da Samsung. 
TV SUHD com 65 polegadas tem maior detalhamento devido ao HDR (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

No mais, para manter a casa arrumada, a TV é vendida com o One Connect, aparelho adicional que reúne todas as entradas de conexões da TV em um mesmo aparelho e evita todos aqueles fios.

Nessa mesma lógica "todos em um", ela também vem com o One Control, um controle remoto que promete conectar todos os dispositivos em um só, compatível com aparelhos de todas as marcas e controles de TVs a cabo do Brasil. Não houve tempo para testar a eficiência de ambos, mas, dentro das facilidades que apresentam, a torcida para que funcionem bem é grande. 

Controle remoto das novas Smart TVs SUHDs da Samsung (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

TVs OLED valem mais a pena do que as Ultra HDs (4K)? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.