"O que é memória RAM?" A dúvida muito presente em relação aos PCs continua existindo entre os consumidores que leem a ficha técnica de um smartphone, mas não entendem essa especificação. Ela é importante, por exemplo, para determinar se o celular será rápido ou se o software vai rodar com travamentos e engasgos.
Neste artigo nós explicamos de maneira clara o que é e como funciona a memória RAM do seu smartphone, entre outras curiosidades sobre este atributo tão buscado nos dispositivos móveis.
Resolução da tela do celular: as diferenças entre HD, Full HD, Retina etc O que é a memória RAM?
Antes de tudo, é necessário entendermos o que significa RAM. Este termo é uma sigla, em inglês, para Random Access Memory, que significa “Memória de Acesso Aleatório”. Esse nome se deve aos dados contidos na memória RAM, que podem ser acessados de forma aleatória, não importando o setor (ou localização) em que eles estejam dentro do chip de memória.
A memória RAM é usada em todo tipo de equipamento eletrônico, como celulares e computadores (Foto: Reprodução)
Download grátis do aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Entretanto, é importante não confundir a memória RAM com o armazenamento. Os dois possuem funções totalmente diferentes no dispositivo. A memória de armazenamento é responsável por guardar definitivamente os arquivos, como aplicativos, músicas, documentos, fotos, dentre outros. Já a memória RAM é a responsável por levar todos os dados e instruções a serem processados para a CPU, ou seja, o processador. Estes dois componentes trabalham em parceria: imagine que a memória RAM seja um motoboy que entrega diversos documentos para outro profissional analisar que, no caso desta simples ilustração, faz o papel de nosso processador. Assim, quanto mais memória RAM o celular tiver, mais rápido o processador receberá instruções e dados para processar, e assim terá melhor desempenho. Voltando para a nossa ilustração, quanto mais motoboys trabalharem para o analista, mais rápido ele terá os documentos dos quais precisa.
A memória RAM leva os dados a serem processados até a CPU do celular (Isadora Díaz/TechTudo)
Outra diferença básica entre memória RAM e memória de armazenamento é a que a segunda é muito maior do que a primeira. Enquanto os smartphones top de linha possuem de 3 GB a 4 GB de memória RAM, os aparelhos mais básicos possuem, no mínimo, 8 GB de armazenamento. Outros modelos contam com 16 GB, 3...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.