Comprar um notebook novo é sempre bom, já que o sistema operacional vem novo, rápido, sem vírus e sem nenhum tipo de problema para incomodar o usuário. No entanto, antes de começar a usar é preciso realizar algumas tarefas para deixar o computador pronto para uso.

Notebook velho? Veja cinco dicas para deixar o computador mais potente

A seguir, confira cinco dicas para colocar em prática no seu novo aparelho. Aproveite para desinstalar aplicativos de fábrica que não pretende usar, instalar seu antivírus preferido e ajustar o monitor da melhor forma para seu conforto e produtividade no uso do PC. 

Dicas ajudam a começar usar computador novo; confira e aproveite (Foto: Raissa Delphim/TechTudo)

1. Ajuste o monitor

A primeira coisa que você deve fazer depois de ligar o seu notebook novo é ajustar o monitor. Isso porque a configuração padrão, escolhida pela fabricante, pode não ser a que você está habituado, atrapalhando o conforto no uso do PC. Além disso, algumas pessoas precisam diminuir o brilho da tela, por exemplo, para evitar cansaço na vista. 

Confira como mudar a resolução de tela no Windows 10 e aprenda também a ajustar o brilho do monitor no sistema operacional da Microsoft

Configuração no monitor é um dos primeiros ajustes em um notebook novo (Foto: Divulgação/Dell)

2. Instale todas as atualizações do Windows

Os notebooks vendidos atualmente vêm com o Windows 10 instalado por padrão. Como sistema foi lançado em julho de 2015, a Microsoft já liberou uma série de atualizações de segurança e de novos recursos.

Fazer as atualizações é importante para trabalhar com o computador da melhor forma, evitando brechas de privacidade ou falhas em alguma ferramenta. 

Caso ainda utilize o Windows 7, confira este tutorial. Se já estiver adotado o Windows 10, fique por dentro de todas as novidades no Update History

Instale as atualizações pendentes por meio do Windows Update (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

3. Desinstale os programas pré-instalados e instale os que mais usa

Antes de instalar os programas mais importantes e que mais costuma usar, como an

... tivírus, navegador e player de música, desinstale os softwares que vêm pré-instalados no PC. Geralmente os programas são da fabricante do computador e costumam ocupar espaço no disco rígido sem que o usuário realmente precise do programa.

Após esse processo, instale o pacote de aplicativos que você costuma usar no dia a dia. Não se esqueça dos programas de segurança, leitor de PDF, de edição de imagens e de texto, como Microsoft Office, caso não utilize a nuvem. 

Desinstale e instale os programas no novo notebook (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

4. Copie os seus arquivos para o novo notebook

Como já é de se imaginar, o notebook novo não terá nenhum dos seus arquivos. Portanto, o próximo passo é copiá-los para o disco rígido do computador. Para isso, basta pegar um pendrive ou HD externo e copiar e colar os seus arquivos no PC.

Caso seus documentos estejam salvos na nuvem, instale os aplicativos do Dropbox, Google Drive e OneDrive e faça a sincronização com o seu notebook novo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Copie e cole seus principais arquivos do pendrive e HD externo (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

5. Crie uma partição de backup

Geralmente os HDs dos notebooks não são particionados, ou seja, tanto o Windows quanto os seus arquivos são salvos no mesmo lugar. Para resolver esse problema, é possível criar uma partição no disco rígido do computador e deixá-la apenas para guardar documentos, imagens, músicas e vídeos pessoais, por exemplo.

Confira neste tutorial como criar e apagar uma partição no Windows 10 usando as ferramentas nativas do sistema operacional mais recente. 

O Chromebook é um bom laptop? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.