Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Microsoft Excel conta com uma série de ferramentas de análise de dados e, entre elas, uma das mais interessantes é a histograma. Em linhas gerais, os histogramas servem para reportar dados de frequência referentes a uma tabela ou planilha e é bastante útil para quem lida com trabalhos analíticos em contabilidade e engenharia. No tutorial a seguir você vai descobrir como ativar o histograma para uso no seu Excel, além de aprender a aplicar a ferramenta de análise sobre uma tabela.

Como separar texto no Excel em mais de uma coluna; veja dica

Clique no menu Arquivo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Clique no menu "Arquivo" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 1. Primeiro é preciso confirmar se você possui o suplemento Analysis ToolPak do Excel ativo. Para isso, clique em “Arquivo”.

Acesse as opções do Excel para liberar as ferramentas de análise (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Acesse as opções do Excel para liberar as ferramentas de análise (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Selecione “Opções”.

Clique em Suplementos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Clique em "Suplementos" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Na janela que será aberta, navegue até “Suplementos”.

Em Gerenciar, selecione os suplementos do Excel e clique em Ir... (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Em "Gerenciar", selecione os suplementos do Excel e clique em "Ir..." (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Na parte inferior da tela, escolha “Suplementos do Excel” e clique no botão “Ir para”.

Selecione as ferramentas de análise e clique em OK (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Selecione as ferramentas de análise e clique em OK (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Uma pequena janela será exibida. Ative “Ferramentas de Análise” e clique em OK.

Usando o Histograma

A seguir você acompanha um exemplo de como usar o histograma no Excel. A partir dele, você pode adaptar a ferramenta para as suas necessidades e gerar gráficos a partir de dados de uma planilha.

Copie a mesma tabela no Excel (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Copie a mesma tabela no Excel (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 1. Reproduza a tabela da imagem na sua planilha;

Clique em Dados e acesse a Análise de Dados do Excel (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Clique em "Dados" e acesse a "Análise de Dados" do Excel (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Agora, acesse, na ordem, o menu “Dados” e “Análise de Dados”;

Selecione o histograma a partir das opções de análise (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Selecione o histograma a partir das opções de análise (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Uma caixa de diálogo será aberta. Escolha “Histograma” e clique em OK;

Adicione as coordenadas que delimitam o que você quer analisar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Adicione as coordenadas que delimitam o que você quer analisar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Agora, uma nova caixa será aberta. Lá , dê as coordenadas referentes aos intervalos de células que deseja analisar. Reproduza os dados conforme a nossa imagem, ou de acordo com sua planilha;

Defina o modo como deseja ter seus dados apresentados (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Defina o modo como deseja ter seus dados apresentados (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Na mesma caixa há opções que configuram a forma pela qual o resultado da análise será exibido.

Escolhemos “Nova planilha” e “Resultado do gráfico”.

O Excel exibirá os resultados de acordo com as suas configurações (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)O Excel exibirá os resultados de acordo com as suas configurações (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Pronto! O Excel irá gerar o resultado da análise de frequência de acordo com as suas configurações.

Erro no Excel, o que posso fazer para resolver? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.