A Samsung voltou atrás e decidiu incluir o Galaxy S6, smartphone top de linha do ano passado, na lista de aparelhos compatíveis com o Samsung Pay. O sistema de pagamentos pelo celular, com o objetivo de substituir o cartão de crédito de plástico, foi anunciado na semana passada, em São Paulo. Ele está em operação desde 19 de julho – e alguns clientes já relatam dificuldades.

Galaxy S7 ou Moto Z? Saiba qual celular premium detona nas especificações

Inicialmente, a fabricante sul-coreana disse que o Samsung Pay só seria liberado em telefones com as tecnologias NFC e MST. A primeira é bastante comum em smartphones intermediários e avançados, enquanto a segunda só aparece em alguns modelos. Ela não está presente no S6, o que foi usado como justificativa para ausência deste modelo no sistema de pagamento virtual.

Na ocasião, a Samsung respondeu ao TechTudo que tomou a decisão "para garantir a ampla aceitação nos pontos de vendas".

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Com isso, oito modelos de telefones da marca vão funcionar com o Samsung Pay: Galaxy S7, Galaxy S7 Edge, Galaxy A5 2016, Galaxy A7 2016, Galaxy Note 5, Galaxy S6 Edge Plus, Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge. Os aparelhos custam a partir de R$ 1.899.

Para o consumidor, o processo de uso do Samsung Pay promete ser simples: basta tirar uma foto do cartão de crédito e validar os dados com a Samsung. Assim, as informações do cartão serão transmitidas para o smartphone. Na hora de realizar o pagamento, bastaria aproximar o celular da máquina, confirmar o cartão e colocar o dedo no leitor de impressões digitais ou digitar a senha de quatro números.

Samsung Pay permite realizar pagamentos utilizando o celular (Foto: Divulgação/Samsung)

Segundo a marca, a carteira virtual é segura porque não armazena informações sobre o cartão no celular. Três níveis de segurança são empregados: autenticação biométrica, geração de token e Samsung Knox, aplicativo de segurança móvel que divide o smartphone em dois ambientes (um pessoal e o outro para trabalho).

Queixas de clientes

No lançamento, o Samsung Pay está disponível para clientes do Banco do Brasil, Brasil Pré-Pagos, Caixa, Porto Seguro e Santander. Cada instituição financeira tem critérios próprios para liberar o acesso ao serviço, dependendo do cartão de crédito do consumidor.

O Santander, por exemplo, permite o acesso de donos de cartões de bandeira MasterCard ou Vista, desde que nos segmentos Platinum, Unlimited e Unique. Já a Caixa oferece a carteira virtual exclusivamente para os clientes portadores de cartões emitidos pela MasterCard. A Brasil Pré-Pagos, por sua vez,

... permite que os clientes do segmento Brasil Você Internacional usem o serviço. A Porto Seguro não informou quais segmentos de cartões são compatíveis com a carteira virtual.

O Banco do Brasil não informou quais segmentos de cartões são atendidos pelo Samsung Pay. Alguns consumidores se queixaram de dificuldades em associar o cartão Platinum à carteira virtual. Depois do contato do TechTudo, o aplicativo passou a informação que os donos de cartões Ourocard poderiam iniciar o uso da tecnologia "em breve". A fabricante não explicou o motivo do problema. (Leia a nota ao fim do texto)

A Samsung Pay fechou parcerias com diversos bancos para que mais usuários tenham acesso ao Samsung Pay (Foto: Divulgação/Samsung)

Bancos conhecidos ficaram fora do lançamento do Samsung Pay, mas a empresa garante que está em negociação com Bradesco, Itaú Unibanco e Banrisul. Embora não seja tão expressivo assim, o Nubank, queridinho dos internautas, também negocia a entrada no Samsung Pay.

O Apple Pay, para iPhone, e o Android Pay, carteira virtual do Google, oferecem recursos similares, mas ainda não têm previsão de chegada ao país.

Qual a diferença do Galaxy A7 2016 e Galaxy A5 2016 para a versão anterior? Descubra no Fórum do TechTudo.

Leia a seguir a resposta da Samsung Brasil sobre a dificuldade enfrentada por donos de cartões do Banco do Brasil (Ourocard).

"O Samsung Pay começou a operar no Brasil oficialmente no dia 19 de julho. Com relação a situação descrita, a Samsung reforça que, com o objetivo de manter os consumidores informados a respeito do caso, disponibilizou um aviso dentro do aplicativo relatando que a verificação do cartão mencionado estará disponível em breve.  A Samsung é uma empresa extremamente comprometida em proporcionar os melhores produtos e serviços, e através deles a melhor experiência aos seus consumidores. Indo ao encontro desse compromisso, a companhia criou uma central de relacionamento exclusiva para os usuários Samsung Pay por meio do telefone: 0800-9401-729. Caso prefiram, os consumidores também podem procurar diretamente as instituições financeiras parceiras para possíveis esclarecimentos."



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.