Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Tanto o Chromecast 1quanto o Chromecast 2 podem apresentar problemas de áudio durante o uso. Alguns usuários afirmam que ao trocar de aplicativo, o dongle do Google fica sem som, ou tem falha em qualquer programa que esteja usando. O streaming de vídeo, por exemplo, acontece sem nenhum problema, mas o áudio não acompanha e a imagem fica muda. 

Skype, Netflix, TVs compatíveis e mais: tire dúvidas sobre o Chromecast

Apesar do bug ter muitas reclamações, há três jeitos simples de resolver o problema. Confira abaixo os métodos e veja como voltar a ter áudio durante o uso do Chromecast

Veja como solucionar os problemas de áudio do Chromecast (Foto: Caio Bersot/TechTudo) Veja como solucionar os problemas de áudio do Chromecast (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Método 1: Desligar e ligar a televisão

Sim, talvez a solução mais simples e mais improvável foi a que obteve a maior taxa de sucesso. Uma parcela dos usuários que relataram ter o problema resolvido afirmam que foi reiniciando a TV. Basta então ligar e desligar o televisor e conferir se o áudio do Chromecast voltou a funcionar. 

Método 2: Restaurar os padrões de fábrica da TV

Restaurando o som às configurações de fábrica (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Restaurando o som às configurações de fábrica (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Já outros usuários, ao não terem sucesso com o primeiro método, tiveram a ideia de restaurar os padrões de fábrica de seus televisores. Isso significa que qualquer configuração que você tenha feito será perdida e retornará ao seu padrão original.

Cada modelo de TV possui um caminho e interface diferente para fazer a restauração. Assim, vale consultar o manual do usuário para ver como realizar tal procedimento no seu aparelho.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Método 3: Ajustando a configuração do HDMI

Visto que o Chromecast é um dispositivo que se liga à porta HDMI dos televisores, talvez o problema esteja nas configurações dessas entradas. Para resolver dessa forma, vá até as configurações do seu HDMI e veja se o padrão configurado está no modo "Analógico". Se estiver, troque para o modo "Digital" e confira se o som do dongle voltou a funcionar. 

Ajuste a configuração da saída HDMI da TV (Foto: Creative Commons)Ajuste a configuração da saída HDMI da TV (Foto: Creative Commons)


Caso nenhum dos métodos explicados acima resolva o problema de áudio no seu Chromecast, uma última dica é entrar em contato com a loja onde comprou o aparelho, informar o problema e solicitar a troca por um novo produto.

O que levar em conta na hora de comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.