O menu Iniciar do Windows 10 traz o melhor do que havia no Windows 7 e no Windows 8. Na verdade, o sistema operacional está mais moderno e mais limpo, enquanto continua sendo bastante amigável. Mas. nem tudo é perfeito. Em determinadas circunstâncias, o recurso de pesquisa para de funcionar, o menu não aparece ao pressionar a tecla Windows ou o mesmo exibe blocos em branco. Os dois primeiros casos dependem unicamente da Microsoft, mas se o seu problema é a exibição de blocos em branco, aqui estão algumas dicas para resolver isso.

Como se livrar dos ‘apps sugeridos’ no Windows 10

Descubra como resolver o problema dos blocos em branco no menu Iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Reinicie o sistema

Pode até parecer bobagem, mas a verdade é que alguns problemas do Windows podem ser resolvidos apenas reiniciando o sistema. Então, salve todo o seu trabalho, feche todos os programas e reinicie o sistema.

Reiniciando o Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Depois que o sistema reiniciar, verifique se o bloco normalizou. Se não funcionar, passe para a próxima dica.

Reinicie o Windows Explorer

Se você não quer reiniciar o sistema, você pode tentar reiniciar o processo do Windows Explorer para resolver o problema dos blocos em branco no menu Iniciar. Para isso, faça o seguinte:

Passo 1. Clique com o botão direito na barra de tarefas. No menu que aparece, selecione a opção “Gerenciador de Tarefas”. Alternativamente, você também pode abrir o Gerenciador de Tarefas usando o atalho de teclado “Ctrl + Shift + Esc.”;

Executando o Gerenciador de Tarefas do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Se o Windows Explorer não aparecer na Gerenciador de Tarefas do Windows, clique em “Mais detalhes”;

Acessando a opção "Mais detalhes" do Gerenciador de Tarefas do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Agora procure pelo Windows Explorer e clique nele. Em seguida, clique no botão “Reiniciar”.

Fechando o Windows Explorer (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Remova e adicione novamente o bloco afetado

Reiniciar o sistema ou Windows Explorer não resolveu? Então é hora de radicalizar removendo e adicionando o bloco problemático. Veja como fazer isso:

Passo 1. Clique no menu Iniciar. Clique com o botão direito do mouse sobre o bloco. No menu que será exibido, clique

... na opção “Desafixar do Início”;
Removendo o bloco em branco do menu Iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Clique na caixa de busca do Windows e digite o nome do programa que o bloco representava. Quando ele aparecer na listagem da busca, clique nele com o botão direito do mouse. No menu de contexto, escolha a opção “Fixar na Tela Inicial”.

Adicionando novamente o bloco no menu Iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Use o solucionador de problemas de menu

Eita, ainda não resolveu seu problema? Se nenhuma das disca acima funcionou para você, tente usar o utilitário oficial da Microsoft para solução de problemas no Menu Iniciar. Para usá-lo, basta baixar o programa acessando esse link e depois executá-lo. Depois de aberto, clique no botão “Avançar” e deixe por conta dele.

Resolvendo o problema com um utilitário da Microsoft (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Agora, o utilitário irá analisar o seu sistema, e se houver algum problema com o seu menu Iniciar, ele irá resolver automaticamente.

Pronto! Espero que alguma dessas dicas tenha resolvido seu problema. Se isso não acontecer, seu último recurso será usar aplicativos de terceiros para procurar e consertar erros de atalhos e registro, como o CCleaner. Mas lembre-se: Antes de usar esses programas, faça algum tipo de backup de seus dados mais importantes ou do registro do Windows.

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.