Tech - O que são gifs 3D?

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Todo mundo ama os GIFs. As famosas imagens animadas, que fazem sucesso absoluto em todas as redes sociais, possuem versões em 3D. O GIF 3D promove um efeito de profundidade, semelhante ao dos filmes 3D que assistimos no cinema, mas dispensam o uso dos óculos para enxergamos. Isso porque o que vemos na tela não é um 3D real, é apenas um efeito óptico.

Artista brasileiro cria GIFs 3D no Cinemagram

Devido a algumas características dos GIFs 3D, o nosso cérebro acaba sendo “enganado”, achando que há profundidade na imagem que, na verdade, é apenas 2D. Veja alguns dos exemplos abaixo.

teste (Foto: Reprodução/Camila Peres)O objeto principal se sobrepõem às linhas brancas (Foto:Reprodução/Tumblr)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Exemplo de imagem GIF em 3D (Foto:Reprodução/Tumblr)  (Foto: Exemplo de imagem GIF em 3D (Foto:Reprodução/Tumblr) )Exemplo de imagem GIF em 3D (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Sabe o Tumblr? Começou por lá

Os GIFs 3D começaram no Tumblr. A plataforma de blogs disponibilizou uma funcionalidade chamada de GIF SET, onde o usuário podia postar vários GIFs de uma única vez.

As imagens eram separadas por linhas brancas. Alguns usuários mais atentos e criativos viram que essas linhas poderiam ganhar uma outra utilidade e não apenas a separação das imagens.

Com o uso da parte branca, eles conseguiram criar os GIFs em 3D, postando falsos GIF SETs na plataforma de blogs e criando uma nova categoria de GIFs.

Como usar GIF no WhatsApp? Comente no Fórum TechTudo.

Como funciona o GIF 3D?

Os GIFs 3D são feitos a partir de truques que enganam nosso cérebro e possuem duas características: uso de duas linhas brancas - dividindo a imagem em três partes - e o fundo desfocado.

Inicialmente, as duas linhas brancas ficam sempre à frente da imagem. Mas o objeto principal do GIF, quando em movimento, se coloca à frente das linhas brancas, cobrindo-as. Ao mesmo tempo, o fundo da imagem fica desfocado, dando mais destaque ao objeto principal.

Assim, a junção desses dois acontecimentos, em questão de milésimos de segundos, faz com que nosso cérebro pense que há profundidade na imagem e entenda o GIF como um GIF 3D, impressionante.

Todo GIF 3D possui as mesmas características (Foto: Reprodução/Tumblr)Todo GIF 3D possui as mesmas características (Foto: Reprodução/Tumblr)

O mesmo artifício não pode ser usado em vídeos, pois têm uma duração bem maior que um simples GIF animado.

Para fazer um GIF em 3D é necessário utilizar o Photoshop — ou outro editor de imagens — e ter paciência, visto que você precisará criar as duas linhas brancas e cada layer que fará parte da animação.

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.