Os SSDs, assim como os HDs tradicionais, usam a interface SATA para se conectarem às placas-mãe atuais, mas muita gente não sabe que há diferentes versões e gerações. A mais recente é a SATA III. Porém, ainda é possível encontrar placas-mãe que oferecem portas SATA II.

Qual a diferença entre HD SATA e HD ATA? Veja detalhes dos discos rígidos

Ao comprar um SSD novo, por exemplo, o usuário encontra na lista de especificações técnicas que o acessório é compatível com o padrão SATA III. Mas será que é possível ligá-lo em uma porta SATA II? Neste artigo, você irá entender o que é essa padrão SATA e se é possível usar os SSDs atuais em portas de gerações anteriores.

O que é o padrão SATA?

SATA, também chamado de Serial ATA, é uma tecnologia de transferência de dados entre dispositivos de armazenamento em massa e um computador, como HD, SSD e até mesmo o seu leitor óptico.

A interface é a substituta do padrão IDE que, com o surgimento do padrão SATA, passou a ser chamado de PATA (Parallel ATA). Como o nome dos dois padrões deixam clara, os cabos SATA transferem dados em série, ou seja, um atrás do outro; enquanto que o PATA transporta dados em paralelo, utilizando mais de uma via para isso.

Disco rígido PATA (IDE) e SATA (Foto: Divulgação/ Adata)

À primeira vista, o padrão PATA pode ser mais vantajoso, por enviar mais de um bit por vez. Mas isso não é verdade. Os cabos PATA (IDE) possuem 40 fios, alguns possuem até 80 fios. Isso deixava ele muito largo e difícil de manusear. Além disso, ele é muito mais suscetível a ruídos e falhas de transferência.

Já os cabos SATA só utilizam quatro fios, um par para transmissão e outro par para recepção (no total, são sete fios, os outros três são “terra”). Isso permite a confecção de cabos muito mais finos, flexíveis e totalmente imunes à ruídos. Assim, a taxa de transferência é muito mais confiável e rápida.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Diferenças entre os padrões SATA, SATA II e SATA III

As principais diferenças entre as três gerações do padrão SATA está na velocidade máxima de transferência. A primeira versão, também chamada de SATA 150, tem a capacidade de transferir dados a uma taxa de 150 MB/s. Isso em teoria e em condições ideias, vale ressaltar.

Cabos SATA de transmissão de dados (Foto: Reprodução/Google)

Já o SATA II, ou SATA 300, dobrou essa velocidade de transferência para 300 MB/s. O mesmo aconteceu com o SATA III ou SATA 600, que elevou a velocidade de transferência para 600 MB/s, sendo ideal para dispositivos rápidos como o SSD.

É possível instalar um SSD SATA III em uma porta SATA II?

Sim, é possível. Apesar dos avanços na tecnologia e na velocidade, a porta utilizada nas placas-mãe continuou a mesma. Assim, é perfeitamente possível conectar um SSD SATA III em uma porta SATA II.

... bimg.com/bA8i3xjf-EMSJ3pkOJ6HsCI49vY=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/07/28/hyperx-savage-e-ssd-com-interface-sata-de-alta-velocidade.png" width="695">É possível usar um SSD SATA III em uma porta SATA II (Foto: Divulgação/HyperX)

Porém, ao ser instalado numa porta de menor velocidade, o SSD não conseguirá transferir arquivos dentro da velocidade de seu padrão. Assim, ao invés de transferir dados a 600 MB/s, ele iria transferir a 300 MB/s.

Portanto, apesar de não ser recomendado, você pode instalar sem problemas um SSD Sata III em uma porta SATA II. Não há riscos de queimar e nenhum outro efeito colateral.

Como recriar repartição SSD em cache original de fábrica? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.