Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Os pen drives são úteis para transportar arquivos de um lugar para outro sem precisar de internet. No entanto, os dispositivos tem espaço limitado, o que pode preocupar um usuário que precise de mais memória para armazenar arquivos. Para isso, uma dica permite liberar espaço no aparelho de forma simples, fácil e, principalmente, sem precisar apagar nada. 

Pendrive para celular: aparelhos ajudam a liberar espaço no smartphone

O Windows possui uma ferramenta nativa que oferece megabytes extras preciosos para guardar mais itens no mesmo lugar. O procedimento é feito em qualquer computador com o sistema operacional da Microsoft, de preferência o Windows 10. Confira abaixo como comprimir arquivos e liberar espaço no pen drive. 

Pendrive para celulares Android ou iOS (iPhone) à venda no Brasil (Foto: Caio Rosário/TechTudo) (Foto: Pendrive para celulares Android ou iOS (iPhone) à venda no Brasil (Foto: Caio Rosário/TechTudo))Dica libera espaço em pen drive sem precisar apagar nada (Foto: Caio Rosário/TechTudo)

Passo 1. Antes de comprimir seus arquivos, será necessário formatar o pendrive. Por isso, temporariamente, mova-os para uma pasta qualquer do computador e deixe o gadget vazio;

Mova seus arquivos temporariamente para o computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mova seus arquivos temporariamente para o computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Depois, abra o explorador de arquivos e clique com o botão direito sobre o ícone do pendrive. Clique em “Formatar”;

Formate o pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Formate o pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Na janela de formatação, selecione NTFS em “Sistema de arquivos” e clique em “Iniciar”;

Formate em NTFS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Formate em NTFS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Após a conclusão da formatação, mova seus arquivos de volta para o pendrive;

Mova seus arquivos de volta para o pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mova seus arquivos de volta para o pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 5. Clique novamente com o botão direito do mouse sobre o ícone do pendrive e selecione “Propriedades”;

Abra as propriedades (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra as propriedades (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Marque a caixa ao lado de “Compactar este disco para economizar espaço”;

Compacte os arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Compacte os arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Na janela pop-up, escolha se deseja compactar arquivos soltos no pendrive (1ª opção) ou até mesmo aqueles dentro de pastas e subpastas (2ª opção);

Compacte arquivos ou pastas inteiras (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Compacte arquivos ou pastas inteiras (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Agora, basta aguardar a compressão dos arquivos. O procedimento pode demorar dependendo da velocidade oferecida pelo seu pendrive e, principalmente, do seu tamanho.

Aguarde o fim do procedimento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Aguarde o fim do procedimento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Feita a compactação dos seus arquivos, você deverá recuperar vários megabytes de um pendrive cheio. Lembre-se que a compressão pode ser desprezível em arquivos já comprimidos, como os que têm extensão ZIP ou RAR. Mas, os demais itens tendem a diminuir de tamanho de maneira perceptível. 

Como instalar o Windows com pendrive? Comente no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.