Na comparação com HDs convencionais, os SSDs saem na frente porque, além da performance muito superior, os modelos tendem a ser mais robustos. Enquanto um disco rígido está sujeito a problemas mecânicos e danos irreversíveis provocados por impactos, não há muitos elementos que podem causar falhas em um SSD.

SSD vale a pena? Saiba como melhorar seu PC com o concorrente do HD

Entretanto, isso não significa que a tecnologia não está livre de problemas. A seguir, conheça alguns dos erros mais comuns com esse tipo de mídia e entender suas causas e formas pelas quais você pode tentar corrigi-los, ou até mesmo descobrir se é hora de aposentar o SSD para evitar perda de dados.

Aprenda a resolver problemas com SSD e veja possíveis causas (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)


Antes de discutir erros comuns, seus sintomas e possíveis formas de correção, é importante lembrar que SSDs têm um ciclo de uso limitado, medido por quantidade de ações de escritas e leituras. Conforme você o utiliza, o desgaste natural causa perda de desempenho. Essas situações são muito mais evidentes em drives mais antigos. Modelos atuais lidam melhor com desgaste, graças as novas tecnologias e suporte via drivers, além de sistemas operacionais de maior qualidade.

Por fim, sempre que você encontrar um erro classificado como de origem física, tenha em mente de que seu drive está condenado, já que esse tipo de erro é irrecuperável. Caso se depare com os problemas discutidos a seguir de forma recorrente e tenha dificuldade de copiar seus arquivos para fazer backups, é hora de procurar uma assistência especializada na recuperação de dados. 

SSDs são mais estáveis e robustos, mas não são imunes a falhas (Foto: Divulgação/Samsung)

Dados corrompidos

Se deparar com dados corrompidos é, de longe, o defeito mais comum em SSDs. Mais do que um problema, você pode encarar a aparência de dados corrompidos como indicativo de que há falhas na estrutura do SSD, situação em que você provavelmente terá de aposentá-lo, ou sinal de que o sistema de arquivos está corrompido. Nesta última há possibilidade de correção.

Em geral, dados corrompidos em uma unidade recente, que tem vida útil prolongada, podem estar vinculados desde a curtos circuitos no drive até problemas de software, como desligamento incorreto do computador, atualização de firmware mal sucedida e outros erros provocados via sistema operacional.

- Como resolver:

Dados corrompidos são sinal de que há algum problema, mas só é possível identificá-lo com o uso de uma ferramenta de diagnóstico. O ponto positivo de erros como esse é que eles tendem a ser os primeiros capítulos de uma situação mais grave, ou do fim da linha do drive. Se você se deparar com essa falha, inicie imediatamente o backup dos dados, use aplicativos de diagnóstico e fique de olho no seu desempenho.

Bad blocks

... roblemas (Foto: Reprodução/HardDisk Sentinel)" height="476" src="//s2.glbimg.com/ainMAYqJWYn6FPyMcqupxavwwsE=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/07/29/sentinel.png" width="695">Apps de diagnóstico de drive são essenciais para identificar problemas (Foto: Divulgação/HardDisk Sentinel)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O bad block se caracteriza por problemas em setores do SSD que armazenam dados. É fácil diagnosticar sua presença em situações em que o computador tenta ler ou salvar arquivos, mas leva uma quantidade enorme de tempo para realizar essas tarefas, retornando uma mensagem de erro ao final do procedimento.

Outras possíveis formas de diagnosticar esse erro envolvem necessidade de reparar o sistema de arquivos, aplicativos travando com frequência, erros ao mover arquivos e desempenho lento, em especial no acesso a documentos grandes.

- Como resolver:

Bad blocks podem ser um problema em si, ou sintoma de problemas mais sérios. A melhor opção é rodar um aplicativo de diagnóstico de drive (Crystal Disk Mark, Hard Disk Sentinel e etc) para verificar se há erros físicos no disco. Na hipótese de não haver erros físicos, o aplicativo deve ser capaz de corrigir os problemas.

Problemas de boot

Travamentos na tela azul podem estar vinculados a defeitos com o SSD (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Nesse tipo de defeito, o drive apresenta problemas frequentes no processo de boot (boot é a inicialização do sistema, do momento em que você liga o PC até quando ele fica disponível para você usá-lo). Esse bug costuma apresentar uma série de erros e travamentos no boot, que passam depois de você persistir e reiniciar várias vezes. O problema desse erro é que ele pode ser indicativo de um defeito grave no SSD.

- Como resolver:

Faça backup imediato dos dados e rode um software de diagnóstico. Se você tiver sorte, o defeito poderá ser corrigido sem muita dificuldade. Caso o problema seja do tipo físico, que é incontornável via software, prepare-se para descartar o drive.

Sistema de arquivos com problemas

Windows deve ser capaz de corrigir sozinho erros de sistema de arquivos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O Windows pode exibir a mensagem “Seu computador precisa ser reparado” que, em si, é um diagnóstico de dados corrompidos no interior do seu drive. Outros sistemas operacionais também possuem mensagens de erro semelhante, que são apresentadas quando o sistema de arquivos parece corrompido. Normalmente, isso ocorre quando você perde a paciência e desliga o computador na marra, sem esperar o sistema finalizar corretamente.

- Como resolver:

Esse problema de disco é o mais fácil de ser contornado. Os sistemas operacionais contam com ferramentas próprias para a correção de dados e devem ser capazes sozinhos de resolver o erro. Entretanto, abra o olho para mensagens de falhas constantes sobre defeito no sistema de arquivos: elas podem indicar defeitos graves no SSD.

Drive muda para somente leitura

Caso ocorra erro "somente leitura", instale SSD como secundário (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Esse erro é do tipo grave e consiste no seguinte: seu SSD para de aceitar gravação, permitindo apenas leitura de dados, como se tivesse se transformado em uma unidade bloqueada para somente leitura. O primeiro procedimento que você deve tomar é ligar esse disco como unidade secundária em outro computador, possibilitando que você copie todos os seus dados em segurança.

- Como resolver:

O erro do “somente leitura” é bem assustador, mas é do tipo que você pode corrigir sem muitos problemas. Depois de ter realizado o backup descrito no parágrafo anterior, você pode formatar o disco e usá-lo normalmente. Contudo, o ato de virar somente leitura de forma aleatória pode indicar problemas graves: depois de formatar, fique de olho no funcionamento do drive e realize testes de diagnóstico frequentes.

Como recriar repartição SSD em cache original de fábrica? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.