Na comparação com HDs convencionais, os SSDs saem na frente porque, além da performance muito superior, os modelos tendem a ser mais robustos. Enquanto um disco rígido está sujeito a problemas mecânicos e danos irreversíveis provocados por impactos, não há muitos elementos que podem causar falhas em um SSD.
SSD vale a pena? Saiba como melhorar seu PC com o concorrente do HD
Entretanto, isso não significa que a tecnologia não está livre de problemas. A seguir, conheça alguns dos erros mais comuns com esse tipo de mídia e entender suas causas e formas pelas quais você pode tentar corrigi-los, ou até mesmo descobrir se é hora de aposentar o SSD para evitar perda de dados.
Aprenda a resolver problemas com SSD e veja possíveis causas (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Antes de discutir erros comuns, seus sintomas e possíveis formas de correção, é importante lembrar que SSDs têm um ciclo de uso limitado, medido por quantidade de ações de escritas e leituras. Conforme você o utiliza, o desgaste natural causa perda de desempenho. Essas situações são muito mais evidentes em drives mais antigos. Modelos atuais lidam melhor com desgaste, graças as novas tecnologias e suporte via drivers, além de sistemas operacionais de maior qualidade. Por fim, sempre que você encontrar um erro classificado como de origem física, tenha em mente de que seu drive está condenado, já que esse tipo de erro é irrecuperável. Caso se depare com os problemas discutidos a seguir de forma recorrente e tenha dificuldade de copiar seus arquivos para fazer backups, é hora de procurar uma assistência especializada na recuperação de dados. 
SSDs são mais estáveis e robustos, mas não são imunes a falhas (Foto: Divulgação/Samsung)
Dados corrompidos Se deparar com dados corrompidos é, de longe, o defeito mais comum em SSDs. Mais do que um problema, você pode encarar a aparência de dados corrompidos como indicativo de que há falhas na estrutura do SSD, situação em que você provavelmente terá de aposentá-lo, ou sinal de que o sistema de arquivos está corrompido. Nesta última há possibilidade de correção.
Em geral, dados corrompidos em uma unidade recente, que tem vida útil prolongada, podem estar vinculados desde a curtos circuitos no drive até problemas de software, como desligamento incorreto do computador, atualização de firmware mal sucedida e outros erros provocados via sistema operacional. - Como resolver: Dados corrompidos são sinal de que há algum problema, mas só é possível identi...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.