A NVIDIA anunciou uma técnica que promete ajudar ainda mais na realidade virtual, que ainda engatinha quando o assunto é entretenimento. A fabricante está desenvolvendo um processamento gráfico para facilitar a chegada do suporte VR em computadores mais lentos. Além de colaborar com a criação de uma cultura desse tipo de conteúdo, o projeto também quer garantir aos desenvolvedores maior margem de manobra para criar gráficos ainda mais impressionantes, mais próximos da forma que enxergamos. 
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A técnica, chamada de “foveated rendering” (o termo “foveated” refere-se à fovea centralis da nossa retina) já apresenta resultados e deve ser apresentada pela Nvidia com detalhes mais específicos na SIGGRAPH, conferência do setor que envolve fabricantes de hardware e desenvolvedores.
Imagem mostra a técnica em ação, apresentando cenário com bordas levemente desfocadas (Foto: Divulgação/Nvidia)
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Para compreender a ideia por trás da técnica, é interessante analisar como os nossos olhos funcionam: quando olhamos para algo, estamos sempre focando em uma parte pequena da cena (aí entra a tal fovea centralis), enquanto o restante do nosso campo de visão fica em segundo plano, com um aspecto borrado. Os games na realidade virtual, porém, apresentam cenas que são processadas de forma diferente: toda a imagem é renderizada pela placa de vídeo em alta resolução e q...

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