A NVIDIA anunciou uma técnica que promete ajudar ainda mais na realidade virtual, que ainda engatinha quando o assunto é entretenimento. A fabricante está desenvolvendo um processamento gráfico para facilitar a chegada do suporte VR em computadores mais lentos. Além de colaborar com a criação de uma cultura desse tipo de conteúdo, o projeto também quer garantir aos desenvolvedores maior margem de manobra para criar gráficos ainda mais impressionantes, mais próximos da forma que enxergamos.
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A técnica, chamada de “foveated rendering” (o termo “foveated” refere-se à fovea centralis da nossa retina) já apresenta resultados e deve ser apresentada pela Nvidia com detalhes mais específicos na SIGGRAPH, conferência do setor que envolve fabricantes de hardware e desenvolvedores.
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Para compreender a ideia por trás da técnica, é interessante analisar como os nossos olhos funcionam: quando olhamos para algo, estamos sempre focando em uma parte pequena da cena (aí entra a tal fovea centralis), enquanto o restante do nosso campo de visão fica em segundo plano, com um aspecto borrado.
Os games na realidade virtual, porém, apresentam cenas que são processadas de forma diferente: toda a imagem é renderizada pela placa de vídeo em alta resolução e qualidade o tempo todo.
Assim, a técnica da Nvidia visa mudar isso. Ou seja, em vez de gastar toda a performance de placa gerando imagem em alta resolução o tempo todo, o uso desse tipo de processamento deve permitir que a peça processe em alta qualidade apenas o ponto em que o jogador está concentrado em dado momento, liberando performance que pode ser aproveitada pelos desenvolvedores para a criação de cenários e jogos ainda mais imersivos e completos.
Tudo parece muito simples, mas uma série de problemas precisam, ou precisarão, ser encarados antes da técnica se tornar um padrão recorrente na indústria. Por exemplo, para que a placa de vídeo processe apenas o ponto em que o jogador olha em alta qualidade é preciso que o sistema saiba qual é o ponto para qual o jogador olha, e isso envolve técnicas de rastreio de movimento de olhos extremamente avançadas.
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A Nvidia também precisou estudar em níveis mais
Para entender melhor o processo, veja no vídeo abaixo como a técnica de renderização funciona.
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