Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Há diversos relatos em fóruns na internet com informações de que o Chromecast 2 parou de funcionar em redes fornecidas pela Vivo, antiga GVT. O aparelho continua sendo reconhecido pelos dispositivos, tanto TV quanto smartphones com Android e iOS, porém, o dongle não era exibido nos aplicativos de streaming, como Globo Play, Netflix, YouTube, Spotify e outros.

Review Chromecast 2

O problema ocorre porque alguns roteadores da empresa são programados para bloquear determinados aparelhos de usarem a rede Wi-Fi. Felizmente, há algumas configurações no roteador para resolver esse problema.

Chromecast 2, dongle HDMI do Google (Foto: Caio Bersot/Techtudo) (Foto: Chromecast 2, dongle HDMI do Google (Foto: Caio Bersot/Techtudo))Chromecast 2 não funciona na GVT? Solucione esse problema (Foto: Caio Bersot/Techtudo)


Aprenda nesse tutorial a solucionar esse contratempo e use o  Chromecast em sua casa. Os passos a seguir foram realizados com no roteador D-Link DSL-2740E.

Passo 1. Acesse as configurações de seu roteador. Para isso, você precisará saber o número IP dele, que se encontra no manual de instruções. O número IP é algo como “192.168.25.1”. Se não souber qual é o de seu aparelho, descubra nesse tutorial. Digite o número IP de seu roteador na barra de endereços de seu navegador e aperte Enter;

Digite o número IP de seu roteador (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Digite o número IP de seu roteador (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 2. Você chegará na tela de login do seu roteador. Para os aparelhos da GVT/VIVO, o “Nome de usuário” geralmente é “admin” e a “Senha” é “gvt12345”. Insira essas credenciais e aperte 'Enter';

Acessando as configurações do roteador D-Link (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Acessando as configurações do roteador D-Link (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 3. Já na tela de configurações do roteador, clique em “Configuração” e depois em “Configuração da internet”, à esquerda;

Acessando as configurações de internet (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Acessando as configurações de internet (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 4. Na página de “Configuração da Internet” você verá uma tabela chamada “Tabela Atual ATM VC”. No canto inferior direito dela, você verá um lápis. Clique nele para editar os valores desta tabela;

Editando a tabela ATM (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Editando a tabela ATM (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Passo 5. Você verá um campo chamado “MTU (1-1500)”. Se este valor estiver 0, significa que ele está no padrão da operadora, no caso a GVT. Altere este valor para 1492 e clique em “Aplicar configurações”. Se houver um campo chamado “TCP MSS” coloque o valor de 1372 nele.

O que levar em conta na hora de comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo

Alterando os valores do MTU (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Alterando os valores do MTU (Foto: Reprodução/Felipe Alencar)

Pronto! Depois de realizadas e aplicadas essas configurações, reinicie o seu modem, o Chromecast e tente fazer o streaming novamente. O problema deverá ter sido solucionado.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.