O Facebook liberou nesta sexta-feira (5) uma mudança que vai deixar o aplicativo oficial da rede social para iPhone mais parecido com o Snapchat. A partir de hoje, os internautas do Brasil vão encontrar a câmera aberta logo que iniciarem o app no smartphone – a ideia é que as postagens sejam sempre com imagens, no lugar do texto, que ainda predomina a rede social. A novidade faz parte de um teste que também acontece no Canadá.

Facebook libera filtro para foto de perfil com tema das Olimpíadas Rio 2016

Por enquanto, a mudança vale exclusivamente para quem tem celular com iOS e, com isso, os donos de Android ficam de fora. Em entrevista exclusiva ao TechTudo, o gerente de produto do Facebook, Sachin Monga, diz que no futuro a rede social será mais "videocêntrica".

Facebook para iPhone com câmera para postagens (Foto: Divulgação/Facebook)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O entrevistado disse que, no passado, o Facebook perguntava "o que estava na sua mente", com um visual composto por uma caixa de texto e um teclado virtual, onde os usuários podiam responder essa pergunta. A atualização do aplicativo mantém a mesma pergunta, mas estimula os internautas a responderem em foto e vídeo o que está passando pela cabeça.

Na demonstração foi possível ver o aplicativo do Facebook para iPhone abrir já com metade da tela principal na câmera. O usuário tem a opção de tocar no quadrado das imagens ao vivo para deixar em tela cheia. Como já é natural na função de câmera do smartphone, é possível intercalar entre as imagens geradas pelo sensor principal e as imagens do sensor frontal, para selfies. Também existe a possibilidade de ativar o flash.

A proximidade do Snapchat fica por conta das molduras e filtros. Os donos de iPhone adeptos da rede social têm a chance de incluir figuras comemorativas dos Jogos Olímpicos da Rio 2016, por exemplo. Já os filtros permitem, por exemplo, projetar a bandeira do Brasil como se fosse uma pintura no rosto do usuário. Para chegar a este resultado, o Facebook usa a tecnologia do aplicativo MSQRD, comprado recentemente pela empresa.

...

A questão da bateria foi um dos pontos-chaves na entrevista com Monga, que explica como os engenheiros "minimizaram" os efeitos da novidade: "Assim que você rola o feed de notícias para cima, a câmera é desligada automaticamente".

O funcionamento da câmera de foto ou vídeo com filtros por cima lembra a chegada de Pokémon Go. Monga afirma que o Facebook "está empolgado com a realidade aumentada", mas que a mudança no aplicativo para Facebook não tem a ver com o sucesso do jogo.

Como usar Gifs no Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.