O Instagram ganhou uma nova ferramenta: o Instagram Stories. Com o novo recurso, o usuário pode publicar fotos e vídeos com desenhos e stickers disponível por apenas 24 horas. Certamente, você já viu isso por aí. A nova função é muito parecida com o Snapchat que, na contramão, lançou o "Minhas Histórias", para eternizar momentos em snaps com senha para os "mais sensíveis". Com as novidades, ambos os apps tentam atingir os dois públicos: aquele que vive o momento e aquele que guarda lembranças. E você, o que achou dessas mudanças? Veja agora um comparativo dos dois apps.

Ferramentas — Snapchat

O Instagram já lançou diversos recursos para tornar a experiência do usuário melhor — além do tradicional feed de posts com fotos e vídeos. Um deles foi o “Instagram Direct”, permitindo que o usuário enviasse fotos e vídeos em um bate-papo privado para um ou mais amigos atrelado às imagens. 

Instagram ou Snapchat? Apps mudam e ficam cada vez mais perto um do outro (Foto: Arte/TechTudo)

O Snapchat também teve diversas novidades ao longo da sua existência. Um bom exemplo é o Chat 2.0 — similar aos recursos do WhatsApp —, outro é o “Snapchat Memories”, no qual o usuário pode salvar seus próprios snaps em uma galeria dentro do aplicativo para acessar e publicar quando quiser.

Com o “Instagram Stories”, é possível tirar fotos ou gravar vídeos com a câmera traseira e dianteira, dar zoom e usar ou não o flash. Para personalizar o conteúdo, basta desenhar com três formatos de pincéis, digitar um texto, adicionar emoticons ou inserir diversos filtros disponíveis.

Snapchat Memories e Instagram Stories levam funções do rival aos apps (Foto: Arte/TechTudo)

As funções são velhas conhecidas de quem já usa o Snapchat. Porém, o Snap ataca com maior variedade de adesivos (hora, data, temperatura, km, geolocalização), criação de avatar com Bitmoji e a função “Lenses” — que reconhece o seu rosto e mostra diversos filtros para criar uma selfie divertida. Todas elas também estão disponíveis no "Minhas Histórias", que eterniza momentos. Diferente do Instagram, que mantém as "fotos fixas" sem efeitos aplicados, apenas com os tradicionais foco e filtros.

Interface — Instagram

Ambos têm um visual caracterizado por botões intuitivos, o que torna a experiência mais simples. O Instagram Stories fico no topo: basta ir até a barra antes do feed de posts para acessar as atualizações dos amigos. O símbolo “+” cria um novo

... post e o “>” retorna para a tela do Instagram.

Como deixar de ver anúncios no Instagram? Dica no Fórum resolve os problemas.

Já o Snapchat possui muita informação na página Histórias: conteúdo ao vivo, programas de TV, sites jornalísticos e afins. Apesar disso,  tem um funcionamento simples, com diversos botões que são altamente explicativos, como o símbolo de balão de diálogo que diz respeito à página de bate-papo.

À esquerda layout do Instagram com Stories no topo; à direita Snapchat com Minhas Histórias (Reprodução: Carolina Ribeiro)

Chat — Snapchat

É possível enviar uma mensagem em posts dos amigos nos dois aplicativos. A diferença é que o Snapchat possui também um chat privado, em que é possível compartilhar foto, fazer ligação, iniciar chamada de vídeo, inserir emoticons e adesivos. O mais próximo do inbox no Instagram é o “Direct”. Lá, o usuário pode conversar com algum amigo e enviar uma imagem, sendo mais limitado. 

Segurança — Snapchat

Há diversas funções que tornam o Snapchat seguro, como a possibilidade de evitar que algumas pessoas visualizem os snaps das “Minhas Histórias” com senha e entrem em contato por chat e chamada.

No Instagram, também existe a chance de ocultar as suas publicações do “Instagram Stories” para determinados usuários e desativar a permissão de respostas às mensagens enviadas no Stories.

Protegido por senha, o “My Eyes Only” do "Snapchat Memories” armazena snaps que o usuário não tem a intenção de compartilhar com outras pessoas — fotos mais íntimas, por exemplo. Não há uma ferramenta semelhante no Instagram, o que deixa a rede social com alguma desvantagem. 

Instagram Stories fica no topo do app e dá destaque a fotos do momento (Foto: Divulgação/Instagram)

Segredos dos apps

Os aplicativos estão empatados no que diz respeito aos recursos ocultos e segredos que só quem usa bastante sabe. No Snapchat, o usuário pode recuperar efeitos de “Face Swap”, usar dois filtros ao mesmo tempo, ultrapassar o limite de caracteresNo Instagram, é possível remover marcação em uma foto, relembrar todas as imagens que você já curtiu, esconder os filtros que não gosta e muito mais.

Instagram e Snapchat em números

O Instagram fica na frente quando o assunto é quantidade de usuários: a aplicativo atingiu à marca de 500 milhões de membros mensais — impulsionados após aquisição do Facebook — e têm mais de 35 milhões de contas ativas no Brasil, país que fica atrás somente dos Estados Unidos. Enquanto isso, o Snapchat — que é moda no país entre o público jovem — divulga que mais de 100 milhões de pessoas usam a rede social todos os dias, sem revelar dados locais de usuários ou total de membros.

Snapchat Memories guarda suas fotos de snaps para ver sempre que quiser (Foto: Divulgação/Snapchat)

Instagram ou Snapchat: quem ganha?

Atualmente, o Snapchat se destaca com os filtros do Lenses, Face Swap, conexão com Bitmoji, ligação por voz e chamadas em vídeo, entre outras novidades que fazem da rede social quase um mensageiro. Ou seja, recursos que tornam o Snapchat mais inovador e interessante do que o Instagram atualmente.

Como descobrir quem visitou meu Facebook? Troque várias dicas no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.