A AMD aumentou a linha de placas de vídeo de nova geração com o lançamento da RX 470. O modelo é promissor e apresentou uma surpresa para os usuários: algumas versões do produto apresentam performance apenas 5% inferior à oferecida pela top de linha RX 480.
Radeon RX 460 e RX 470: conheça os detalhes das placas de vídeo da AMD
Diante desses resultados em testes realizados com as novas placas, é interessante analisar: no fim das contas, qual placa é melhor? A top de linha que permite realidade virtual ou a RX 470 com preço mais em conta e quase a mesma velocidade? Desempenho: RX 480
Radeon RX 480 ainda é a placa mais rápida da AMD (Foto: Divulgação/AMD)
A Radeon RX 480 é a principal placa da AMD no momento e por conta disso é natural que ela seja mais rápida que as outras. Mas a situação não é tão simples como olhar para o nome da placa e determinar a melhor apenas pelo número maior. No critério de velocidade, a vitória é mesmo da top de linha, mas por muito pouco. Em termos de velocidade, a RX 480 roda com clocks entre 1120 e 1266 MHz. A RX 470, usando o Turbo, roda com velocidade máxima de 1206 MHz (com mínima de 926 MHz), um registro muito próximo do teto atingido pela placa mais cara. Testes realizados com as novas RX 470 mostram que algumas edições (especialmente a da MSI) podem rodar a velocidades apenas 5% inferiores. Versões tidas como inferiores, entretanto, apresentam desempenho 15% inferior. Como a margem de performance em favor da RX 480 é tão pequena, e a diferença de preço entre as duas sensível, escolher entre uma e outra não é apenas uma escolha trivial. Realidade virtual: RX 480
480 é aposta mais segura para realidade virtual (Foto: Divulgação/AMD)
A rigor, a RX 470 não deve ser uma boa candidata para rodar realidade virtual, mas no fim das contas, com uma margem de desempenho tão similar à RX 480, a placa mais barata pode dar conta do recado – desde que o usuário tenha cuidado de escolher as melhores versões disponíveis da placa, que chegam perto do que a prima rica pode fazer. Mas para quem pretende usar o computador para curtir jogos, vídeos e aplicativos que usem realidade virtual, a RX 480, em qualquer versão, é uma melhor aposta: a placa tem performance de sobra e otimização para rodar RV. Do outro lado, uma RX 470 típica – daquelas que ficam distantes da RX 480 – deve sofrer para apresentar uma taxa de quadros por segundo estável e confortável o suficiente para o usuário.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e not...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.