O endereço Mac é uma combinação única de letras e números usada para identificar o hardware do computador e controlar o acesso dos dispositivos à rede. Essa informação vem gravada na memória da placa. Mas, com poucas exceções, pode ser modificada usando as ferramentas do próprio Windows.

O que é endereço MAC? Saiba como encontrar

iPhone-no-Mac-OS-X (Foto: Divulgação/Apple)Como alterar o seu endereço Mac (Foto: Divulgação/Apple)

Como se conectar manualmente a uma VPN no Mac

Alterar a identificação do adaptador de rede pode ser útil para isolar e resolver eventuais problemas de conexão com a Internet. Veja duas formas de alterar o endereço MAC no Windows: usando o Gerenciador de Dispositivos e o Editor de Registro do sistema.

Editor de Registro do Windows

Passo 1. Antes de tudo, é necessário anotar algumas informações sobre o adaptador de rede do seu PC. Para isso, no Windows 8, clique com o botão direito do mouse sobre o canto inferior esquerdo da tela e, no menu que aparece, clique em “Prompt de Comando”;

Abra o Prompt de Comando do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra o Prompt de Comando do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na janela do Pompt de Comando, digite “ipconfig /all” (sem aspas) e pressione Enter. Localize o adaptador que você gostaria de alterar o endereço MAC e anote a “Descrição” do mesmo;

Anote o nome da placa de rede do seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Anote o nome da placa de rede do seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Ainda no Pompt de Comando, entre com o comando “net config rdr” (também sem as aspas). Dessa vez, anote o código de identificação do adaptador – informação encontrada entre os colchetes;

Anote o código de identificação do adaptador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Anote o código de identificação do adaptador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Agora, abra o “Editor de Registro do Windows”. Para isso, pressione “Tecla Windows + R” e execute o comando “regedit.exe”. Caso uma mensagem do UAC seja exibida, pressione “Sim” para confirmar;

Execute o editor de registro do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Execute o editor de registro do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. No Editor de Registro, abra as seguintes chaves no canto esquerdo da tela: HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ Class \ {4D36E972-E325-11CE-BFC1-08002BE10318};

Expanda até a última chave da cadeia (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Expanda até a última chave da cadeia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Clique sobre cada uma das subchaves e, à direita, verifique os itens “DriverDesc” e “NetCfgInstaceId”. Ambos devem conter as informações anotadas no segundo e no terceiro passo;

... f-dq19kWhaDG5L4sNajL8QU=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/01/27/6pngpng.png" alt="Localize a chave com os dados do adaptador de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora) " height="354" width="695">Localize a chave com os dados do adaptador de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Após localizar a subchave com as informações sobre o adaptador de rede do seu computador, clique com o botão direito do mouse sobre ela, na lateral esquerda da janela. Feito isso, crie um novo item do tipo “Valor da Cadeia de Caracteres”;

Crie um novo item do tipo Valor de Cadeia de Caracteres (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Crie um novo item do tipo Valor de Cadeia de Caracteres (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Digite “NetworkAddress” como nome para o novo item e pressione Enter. Por fim, dê um duplo clique sobre ele e, no campo “Dados do valor”, digite o endereço Mac desejado – que deve ser uma combinação de 12 letras e números, sem pontos;

Digite o endereço MAC nos dados de valor do item criado (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Digite o endereço MAC nos dados de valor do item criado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Reinicie o computador para aplicar a alteração. Para conferir o resultado, abra o Prompt de Comando e digite “ipconfig /all”. O endereço Mac é exibido à direita de “Endereço Físico”;

Verificando alteração do endereço MAC (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Verificando alteração do endereço MAC (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Usando o Gerenciador de Dispositivos

Passo 10. Clique com o botão direito do mouse sobre o canto inferior esquerdo da tela e, no menu que aparece, clique em “Gerenciador de Dispositivos”;

Inicie o gerenciador de dispositivos do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Inicie o gerenciador de dispositivos do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 11. No Gerenciador de Dispositivos, expanda o item “Adaptadores de rede” e abra as propriedades do adaptador que você deseja alterar o endereço Mac;

Acesse as propriedades do adaptador de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as propriedades do adaptador de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 12. Abra a guia “Avançado” e localize o item “Endereço Administrado Localmente” ou “Endereço de Rede”. Por fim, selecione a opção “Valor”, entre com o novo endereço Mac – sem pontos – e pressione “OK”;

Alterando endereço MAC da placa de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Alterando endereço MAC da placa de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 13. Reinicie o computador para aplicar a alteração. Caso queira conferir se a dica funcionou, abra o Prompt de Comando e digite “ipconfig /all”. O endereço Mac é exibido em “Endereço Físico”.

Verificando endereço MAC do adaptador de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Verificando endereço MAC do adaptador de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com essas dicas, você conseguirá alterar o endereço Mac do seu computador. Entretanto, nem todas as placas permitem esse procedimento. Caso você não consiga, verifique o manual do seu computador ou entre em contato com o fabricante do adaptador de rede.

Ficou com alguma dúvida? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.