Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Google Drive é um serviço de armazenamento da nuvem que integra backups de outras ferramentas do Google. Ao usar esses recursos, sincronizando ou criando documentos no Google Docs pela web, o usuário consome sua cota de 15 GB gratuitos oferecidos pelo serviço. Para não guardar arquivos desnecessários na nuvem, é possível gerenciar os serviços do Google que mais consomem o armazenamento e, assim, conseguir mais espaço livre no Drive. 

Evernote e Google Drive se unem para facilitar a vida dos usuários

google-drive-1 (Foto: google-drive-1)Google Drive (Foto: Divulgação/Google)

Acessando o gráfico de uso de sua conta do Google Drive

Passo 1. Acesse o link do Google (myaccount.google.com/security) e clique na opção “Seu armazenamento do Google Drive”;

Acessando informações sobre o armazenamento do Google Drive (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando informações sobre o armazenamento do Google Drive (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Caso esteja desconectado de sua conta do Google, clique em “Faça login”;

Login necessário para seguir as configurações do Google Drive (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Login necessário para seguir as configurações do Google Drive (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Faça login em sua conta do Google para prosseguir;

Realizando login em uma conta do Google para ter acesso as opções do Google Drive (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Realizando login em uma conta do Google para ter acesso as opções do Google Drive (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Nesse momento, clique na descrição de uso de sua conta do Google Drive;

Acessando o gráfico de amostragem do armazenamento do Google Drive (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando o gráfico de amostragem do armazenamento do Google Drive (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Passe o mouse sobre o gráfico para ver quais serviços consomem o espaço do armazenamento da sua conta no Google Drive.

Gráfico de uso de uma conta do Google Drive (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Gráfico de uso de uma conta do Google Drive (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Apague arquivos desnecessários do Google Drive

Evite guardar coisas que não usa. Você pode achar que 15 GB são suficientes e que não precisa organizar os documentos que produz, mas isso é um erro. Com o passar do tempo, a bagunça cria peso, deixando o seu Drive com menos espaço livre para arquivos realmente importantes.

Acesse o Google Docs através do seu navegador web e apague qualquer documento que não esteja utilizando.

Qual é o melhor serviço de compartilhamento de arquivos? Comente no Fórum do TechTudo.

Delete e-mails lidos do Gmail

O Gmail fornece 15 GB de armazenamento para todos os usuários. Esse espaço é, na verdade, o mesmo compartilhado com o Google Fotos e o Google Docs. Dessa maneira, acumular e-mails em sua caixa de entrada consumirá espaço na conta do Google Drive.

E-mails com anexos consomem ainda mais. Por isso, limpe a caixa de entrada e garanta mais espaço. Se possível, apague também o conteúdo da caixa de spam.

Apague fotos e desative a sincronização do Google Fotos

No entanto, Assim como o Gmail e o Docs, o Google Fotos também usa os mesmos 15 GB de armazenamento. Essas mídias chegam na nuvem em tamanho original, mas isso pode ser alterado.

Abra, em seu celular, as configurações do Google Fotos. Em backup e sincronização, toquem em “Tamanho do upload”. Feito isso, selecione a opção “Alta qualidade (armazenamento ilimitado gratuito)”.

Configurando o armazenamento com tamanho reduzido de fotos e vídeos do Google Fotos (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Configurando o armazenamento com tamanho reduzido de fotos e vídeos do Google Fotos (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Outra dica interessante é deletar as fotos e vídeos que não gosta. Você também pode desativar o backup caso não faça muitas imagens no seu smartphone.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.