Processadores cheios de núcleos e com perfil de desempenho mais alto podem esquentar demais e o superaquecimento provoca perda considerável de velocidade. Esse tipo de cenário costuma ser mais comum em produtos da linha FX da AMD, que operam a temperaturas tradicionalmente mais altas do que aquelas vistas em chips da Intel, ou em processadores menos ambiciosos da fabricante.
Dicas para deixar o PC refrigerado e com melhor desempenho
Na lista abaixo, você fica por dentro de soluções que você pode encarar para combater o calor e ajudar a CPU a funcionar em temperaturas mais baixas e com maior eficiência.
Modelos da linha FX operam em altas temperaturas (Foto: Divulgação/AMD)
O aquecimento provoca perda de velocidade quando a temperatura sobe a um nível próximo ao limite operacional do componente num fenômeno chamado de “throttling”: como forma de defesa, o processador começa a desligar algumas de suas partes, ou limitar o funcionamento delas, diminuindo a circulação de eletricidade e o calor gerado no interior.
Entretanto, esse mecanismo de defesa, que previne danos físicos irreversíveis no chip, provoca perda de velocidade considerável e, em casos extremos, travamentos e tela azul. Acelere o cooler
Além da velocidade de cooler, processadores da AMD suportam o Cool' n' Quiet, tecnologia que adapta a velocidade da CPU para controlar o aquecimento e o nível de ruído emitido pelo cooler (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Algumas placas-mãe permitem que o usuário regule a velocidade de giro do cooler via BIOS. Caso esse seja o seu caso, você pode entrar na interface de controle da placa-mãe e determinar que o cooler opere a uma velocidade maior, jogando mais ar para refrigerar a CPU. O único problema é que você terá que se acostumar com o nível de ruído maior. Alguns coolers podem ser bem barulhentos funcionando em regime máximo. Dependendo ainda do seu computador, é possível que seu sistema de refrigeração possibilite controle via Windows: nesse caso, regular a operação da ventoinha é ainda mais fácil, já que não é necessário aplicar novas configurações via BIOS. Use o Speed Fan
Speedfan possibilita o controle do regime de operação do cooler via Windows (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
O Speed Fan é um aplicativo muito conhecido e que permite o controle da velocidade do cooler (fan) de computadores e laptops. Entretanto, o uso do app deve ser considerado com cu...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.