Starbound é um jogo de aventura espacial no estilo sandbox para PC (Windows, Mac OS X e Linux). No game, o jogador pode criar sua própria história ao explorar planetas e galáxias, onde deve coletar recursos para sobreviver e aprimorar sua nave e equipamentos. Confira neste tutorial os requisitos e primeiros passos para jogar Starbound na versão 1.0.

Como fazer download e instalar os melhores mods para Terraria

Ainda de começar sua aventura em Starbound, verifique se o seu computador atende aos requisitos mínimos ou recomendados para rodar o jogo. Lembre-se também que para jogar no modo multiplayer você precisa estar conectado à internet. Confira:

Saiba como jogar Starbound, game no estilo sandbox para PC (Foto: Divulgação/Steam)

Requisitos recomendados para Windows

Sistema operacional/Windows XP ou superior
Processador/Core i3
Memória/4 GB de RAM
Placa de vídeo/GPU compatível com DirectX 9.0c
Conexão à internet banda larga

Requisitos recomendados para Mac

Sistema operacional/Os X 10.9 ou superior
Processador/Intel 16 bit
Memória/4 GB de RAM
Conexão à internet banda larga

Requisitos recomendados para Linux

Sistema operacional/Debian Stable. Ubuntu 12.04 LTS
Processador/Core i3
Memória/4 GB de RAM
Placa de vídeo/256 MB, compatível com OpenGL 2.1
Conexão à internet banda larga

Modos de jogo

Starbound possui um modo campanha para um jogador e outro com multiplayer, onde você pode explorar mundos de outros jogadores ou jogar no seu em modo cooperativo. O primeiro conta com missões que liberam novos itens, locais e melhorias para sua nave. Contudo, ele também te deixa livre para explorar outros planetas disponíveis no mapa.

Starbound tem dois modos, campanha e multiplayer (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

O multiplayer também se passa no mundo da campanha. Para chamar um amigo para este modo, ele deve entrar no seu jogo clicando em”Juntar-se à Partida” no Steam. Os dois podem cooperar e até mesmo deixar itens e construções no servidor do outro.

Criação de personagem

O primeiro passo antes de começar Starbound é a criação de personagem. Selecione um dos espaços vazios para começar a criar seu personagem. Há sete classes disponíveis, entre elas: Human (humano), Avian, Apex, Floran, Hylotl, Glitch e Novakid. A escolha de raça não afeta a jogabilidade, apenas a estética do personagens e o visual de seus equipamentos. Ou seja, você está livre para customizar e monta-lo da forma que quiser.

Em Starbound, os personagens são customizáveis e seus estilos variam de acordo com a raça escolhida (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

A segunda parte da criação também é uma das mais importantes: você deve escolher o nível de dificuldade. Em

... Starbound, você pode experimentar a campanha no modo Casual, Survival e Hardcore. Contudo, não é possível mudar o nível após a escolha.

No primeiro, o personagem pode morrer várias vezes, perdendo apenas 10% dos pixels (dinheiro do jogo). Já no modo Survival, ele perde todos os itens do inventário – com exceção de armas e equipamentos – e 30% dos pixels. E como o nome sugere, o Hardcore é o modo mais difícil, pois adiciona morte permanente a sua campanha.

Comandos básicos

Confira abaixo a lista com os principais comandos do jogo:

 A mover personagem para esquerda
 E  interagir com objetos
 mover personagem para a direta  1-9  atalhos para itens
 S andar agachado   R  Matter Manipulator
 Mouse  controla a mira  Esc  abre o menu
 Espaço  pular  I  abre o inventário
 S + Espaço  descer plataformas C    abre o menu de construção

Interface e opções

Os menus do jogo são simples de mexer e ficam dispostos na própria tela, divididos em três partes. O primeiro, à esquerda, mostra as informações vitais do seu personagem, como vida, energia e os efeitos causados por bônus ou status negativos.

Os menus de Starbound ficam dispostos na tela e são fáceis de usar (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Já na parte central da tela você terá um menu de atalhos, com armas e equipamentos que podem ser usados clicando do 1 ao 8 no teclado. À direta ficam os menus, como inventário, pixels (dinheiro do jogo), aba de construção, codex, teleporte e missões.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Exploração e missões

O principal objetivo de Starbound é explorar outros planetas, coletando itens para melhorar sua nave, criar nas armas, equipamentos e estações de construção. Na campanha, há missões com diferentes objetivos até mesmo chefes para derrotar. Ela é bem linear e novas missões vão aparecer a medida que você completar as anteriores.

O mapa de Starbound é enorme (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Após a missão inicial, onde você deve consertar a sua nave, você poderá explorar outros planetas. Basta clicar no assento do piloto, na parte frontal da nave e escolher um local para se aventurar. Porém, você deve ter combustível suficiente para viajar até o ponto que deseja. Além disso, dependo da atmosfera do planeta, precisará de certos equipamentos para conseguir respirar ou evitar níveis perigosos de radiação.

Combate

O combate em Starbound é bem simples de aprender. Basta equipar uma arma e clicar no inimigo ou criatura para ataca-lo. As armas tem velocidades e distâncias diferentes, algumas também empurram os inimigos para longe. Ao chegar perto de uma criatura, você verá sua barra de vida e informações, como habilidades que ele pode usar.

Em Starbound você pode criar, replicar, reciclar e fazer upgrades em vários objetos (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Criando itens

A criação de itens é essencial em Starbound. Quase tudo no jogo é customizável e pode ser criado a partir da sua nave, se você tiver os materiais e as estações certas. Cada estação serve para confeccionar um tipo de item ou material, e até mesmo para construir outras estações (Inventor’s Table, Engineer’s Table e Architect’s Table). Os materiais tem utilidades várias utilidades e podem ser combinados de maneiras diferentes.

Use o Matter Manipulator, uma das primeiras ferramentas do jogo, para coletar matéria-prima e desenvolver novos itens. A medida que você conseguir criar novas estações, poderá investir em equipamentos melhores para visitar outras partes do universo. A lista de materiais necessários para montar cada objeto está disponível na própria estação.

Qual o seu melhor game no estilo sandbox? Comente no nosso fórum!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.