O Blogger, a plataforma gratuita de blogs do Google, é a ferramenta ideal para quem está iniciando no mundo dos blogs. Além de ser fácil de navegar e administrar, oferece a hospedagem e diversos recursos que permitem ao usuário criar seu blog e personalizá-lo, de acordo com suas necessidades.

Entenda a política de conteúdo do Blogger; saiba como adequar seu blog

Para usar o serviço é necessário ter uma conta Google. Depois, ao fazer login, é possível criar um blog que será subdomínio .blogspot.com ou blogspot.com.br. Com isso, não será preciso pagar por um plano de hospedagem em servidor externo para que seu blog funcione, pois tudo ficará por conta do Google. Porém, também é permitido usar um domínio próprio dentro da plataforma. 

Saiba o que é o Blogger (Foto: Camila Peres/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Por conta dessas características e, principalmente, por operar dentro dos servidores do Google, o Blogger é uma ótima opção para iniciantes e também para profissionais que buscam uma forma de produzir conteúdo, sem se preocupar tanto com questões de infraestrutura e com custos.

Concorrentes

A plataforma não é a única opção para quem quer criar um blog gratuito com várias opções de design. Além do Blogger, existem outros produtos que oferecem o suporte para blogueiros como Word Press, Wix, Tumblr e Medium. Na verdade, há várias outras opções, porém estas são as que mais se destacam pela equivalência ou superioridade técnica em relação ao Blogger.

Qual a melhor plataforma para blog além do Word Press e do Blogger? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo.

Publicidade

Como é um serviço do Google, o Blogger permite a exibição de anúncios usando a plataforma Google AdSense. Através da opção "ganhos", qualquer usuário qualificado pode adicionar banners em seu blog, e com isso, ganhar dinheiro sempre que um visitante clicar nas propagandas.

O Blogger é gratuito e é possível ganhar dinheiro através dele (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Também é possível exibir publicidade de outras redes de anúncios que não sejam do Google. Contudo, não é tão simples e prático. Diferente do Adsense, não existe uma ferramenta para fazer isso automaticamente.

É possível alterar o HTML?

A plataforma de blogs permite mudar o código HTML das páginas hospedadas. Embora não seja nada trivial (e nem mesmo recomendada para iniciantes), através da opção "layout", qualquer administrador pode

... acessar e modificar o código fonte das páginas — incluindo novas opções e funções. Esse recurso pode ser muito útil para quem quer, por exemplo, adicionar publicidade de terceiros, mudar algum aspecto e colocar algo que o Blogger não oferece internamente.  
Adicionando HTML na página do Blogger (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Além disso, é permitido usar modelos prontos que facilitam a criação e personalização do site. Use esse recurso e diversos outros para deixar seu blog mais atraente e comece a produzir conteúdo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.