O Windows 10 Anniversary Update trouxe algumas mudanças no Menu Iniciar do sistema operacional. Começando pelo visual, o novo menu promete agilizar a abertura de programas, especialmente para quem sente falta da versão clássica do Windows 7 e Windows XP. Além disso, há pequenas mudanças e configurações que podem tornar a sua experiência ainda melhor. Para ajudar a aproveitar o novo Iniciar, o TechTudo explica o que muda e traz algumas dicas.

Como garantir o Windows 10 grátis mas continuar com a versão antiga

Joe Belfiore mostra Menu Iniciar do Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft)

O que mudou no menu Iniciar

O novo Iniciar do Windows 10 é praticamente uma volta às origens da Microsoft. A partir de agora, o menu traz a lista de todos os programas à esquerda das colunas de blocos dinâmicos, lembrando a versão clássica que usada entre o Windows 95 e Windows XP. É possível abrir os apps que não estão fixados à direita com menos cliques e mais rápido, em ordem alfabética.

Menu Iniciar ganhou uma nova organização no Anniversary Update do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Outra mudança importante é que os antigos atalhos para conta, desligar o computador, Windows Explorer e Configurações foram movidos para uma barra lateral no canto esquerdo. Como ocorre em outros apps e áreas do Windows 10, essa barra lateral tem nomes ocultos até que o usuário clique sobre o menu “sanduíche” no topo da tela e veja as opções de energia.

Por fim, a Microsoft adotou a mesma organização na versão em tela cheia do menu Iniciar. A única diferença fica por conta da lista de todos os aplicativos que agora exibe uma organização semelhante à do Windows 8, sendo mais fácil de usar em telas sensíveis ao toque do que a antiga barra lateral.

Sete dicas para usar o novo menu Iniciar

1. Adicione novos atalhos à barra lateral

Menu Iniciar pode ter atalhos adicionados à lista lateral (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Por padrão, o menu Iniciar só traz quatro atalhos: conta, configurações, Explorer e desligar. No entanto, o usuário pode aproveitar o espaço livre para adicionar novas pastas.

Para fazer isso, basta acessar “Configurações > Personalização > Iniciar > Escolher quais pastas são exibidas em Iniciar”. Feito isso, basta habilitar os itens desejados na lista.

2. Não sabe para que servem os atalhos? Use o botão sanduíche para ver

... original/2016/08/11/menu-iniciar-anniversary-update-windows-10-diferenca-o-que-muda-dicas-3.jpg" width="695">Iniciar tem botão sanduíche que revela o nome dos atalhos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Assim como ocorre no aplicativo de e-mail e até no Facebook, o Windows 10 adota um visual mais minimalista no novo Iniciar. Por conta disso, os nomes dos atalhos na barra lateral são automaticamente escondidos. Para revelá-los, toque sobre o botão sanduíche no topo esquerdo do menu.

3. Desative a lista Mais usados e Adicionados recentemente

Se os aplicativos preferidos já estão fixados no Menu Iniciar, é possível desativar a lista “Mais usados” para ter espaço adicional no menu iniciar. Para isso, acesse “Configurações > Personalização > Iniciar” e desmarque a opção “Mostrar aplicativos mais usados”. O mesmo pode ser feito com a opção “mostrar aplicativos adicionados recentemente”, o que fará com que a lista comece direto com a ordem alfabética.

Menu Iniciar pode ter listas removidas para mostrar mais apps em tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

4. Arraste para fixar

Quando quiser fixar um app no Iniciar, basta arrastar o atalho dele da lista “Todos os aplicativos” para a parte direita do menu. Assim, o usuário pode poupar alguns cliques com o botão direito, como anteriormente.

Usuário pode fixar um bloco dinâmico no menu Iniciar arrastado da lista (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

5. Como trocar de conta

Se você usa um computador compartilhado e precisa trocar de conta, basta clicar na sua foto no canto esquerdo do menu. No atalho, é sair do usuário, alterar as configurações da conta nas configurações e bloquear o PC (o que também pode ser feito com Windows + L).

Usuário pode trocar de conta e bloquear o computador no menu Iniciar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

6. Navegue mais rapidamente nos apps

Assim como na versão anterior do Iniciar, a lista de todos os aplicativos em ordem alfabética traz um importante atalho para poupar tempo na rolagem da tela. Basta clicar nas letras sobre a lista e escolher a inicial do nome do aplicativo que você procura.

Menu Iniciar do Windows 10 tem navegação por ordem alfabética (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

7. Como alternar entre as listas do menu Iniciar em tela cheia

Se você prefere usa o menu Iniciar em tela cheia, também vai encontrar algumas modificações feitas pela Microsoft. O menu “Todos os aplicativos” foi substituído por uma lista em tela cheia que pode ser acessada no segundo botão do topo esquerdo da tela iniciar. Anteriormente, era necessário abrir o botão sanduíche.

Menu Iniciar em tela cheia ganhou sessão separada para todos os aplicativos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Confira mais dicas para o menu iniciar!

Se você deseja aproveitar ainda o potencial do Iniciar, o TechTudo tem uma lista com dez outros truques para usar no menu. Embora sejam demonstradas na versão antiga, as dicas continuam funcionando normalmente na nova versão.

Ainda em dúvida se o Windows 10 vale a pena? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.