Você já deve ter ouvido falar de dongle quando o assunto é Chromecast. No entanto, o termo está mais presente na vida dos usuários do que parece, liberando uso de diversos programas ao conectar em portas USB ou HDMI. O aparelho é utilizado, por exemplo, em teclados e mouses sem fio, além de ajudar em redes wireless.

Chromecast: veja alternativas ao dongle do Google para comprar no Brasil

Para entender como funciona e qual a utilidade do dongle, confira abaixo as principais características do dispositivo. Anos atrás, o aparelho tinha por objetivo limitar o uso de determinado programa ao conectar em alguma porta do computador. Hoje, é possível utilizar o dongle para diversas finalidades.  

Saiba tudo sobre o dongle, aparelhos para conectar em portas USB e HDMI (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

O que é um dongle?

No começo da tecnologia, um dongle era um dispositivo físico, conectado a alguma porta do computador, que tinha por objetivo limitar o uso de determinado programa. Suponhamos que em uma determinada empresa houvesse um software que poderia ser usado apenas pelo diretor financeiro. Para evitar que funcionários sem a devida permissão usassem o aplicativo era incluído o uso de um dongle, também chamado de hardlock.

Desta maneira, o software só poderia ser usado depois que o dongle fosse inserido no computador. Esta se mostra uma alternativa complementar às senhas. Assim, mesmo que um hacker conseguisse descobrir o código do programa, ele ainda necessitaria do acesso físico e também do dongle.

Antigamente, o dongle era inserido nas portas serial ou paralela. Entretanto, tendo em vista que tais interfaces caíram em desuso, hoje os modelos se conectam em portas USB.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Onde os dongles são utilizados hoje?

Apesar de ainda serem usados como dispositivos de segurança complementar, os dongles ganharam novas formas de uso e hoje estão nas casas de muitos usuários. Um bom exemplo de dongle USB são os disponíveis em teclados e mouses sem fio.

Para que o teclado e o mouse façam a comunicação com o computador, é inserido um dongle na porta USB. A partir daí, o usuário pode digitar e clicar livremente, sem a necessidade de fios. A remoção do dongle, entretanto, corta a comunicação de tais periféricos com o PC.

Teclados e mouses sem fio usam dongles para fazer comunicação com PC (Foto: Divulgação/Multilaser)

Outro uso para os dongles USB são os adaptadores de rede wireless. Imagine que você tem uma rede Wi-Fi funcionando na sua casa, mas o seu desktop não possui uma placa de rede sem fio. A solução mais simples para esse problema é a compra de um adaptador wireless, que nada mais é do que um dongle USB que pega o sinal de do seu roteador e o transmite para o PC.

... al/2016/08/16/wireless-usb-tp-link-16215-mlb20117948901_062014-f-1.jpg" width="695">Adaptadores wireless também podem ser chamado de dongle (Foto: Divulgação/TP-Link)

O Chromecast, dispositivo de streaming do Google, também pode ser chamado de dongle. Mas, diferente dos dois citados acima, o aparelho se conecta através da porta HDMI. Por meio dele, o usuário pode espelhar a tela do celular na televisão, usar aplicativos como Netflix, Spotify e Google Play Music, além de transmitir conteúdo que esteja salvo no PC diretamente para a TV da sala de estar, por exemplo. 

Chromecast, do Google, transforma TV em smart (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

O que levar em conta na hora de comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.