Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

A Anniversary Update do Windows 10 trouxe inúmeras melhorias para computadores com o sistema operacional da Microsoft. Entretanto, alguns usuários vêm relatando problemas após a atualização: o PC estaria travando e a tela congelado. A fabricante já admitiu o incidente, mas a correção ainda deve demorar. Enquanto a solução não chega, a única maneira de resolver é reverter para a versão anterior. O Windows 10 vem com um mecanismo nativo de reversão de software, que facilita a desinstalação de uma atualização recente.

Como definir a localização padrão para os apps do Windows 10

Essa vantagem só está disponível por até 10 (dez) dias depois da aplicação do update. Se ainda está dentro do prazo, veja como retroceder a instalação da atualização de aniversário do sistema.

O Windows 10 Home oferece as principais funções do sistema (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: O Windows 10 Home oferece as principais funções do sistema (Foto: Luana Marfim/TechTudo))PC travando depois da Anniversary Update? Saiba resolver (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Abra o Menu Iniciar e vá nas configurações no ícone de engrenagem;

Acesse as configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Acesse o menu “Atualização e Segurança”;

Acesse a opção de atualização e segurança (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse a opção de atualização e segurança (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique no menu “Recuperação” e localize o item “Voltar para uma versão anterior”. Clique em “Começar agora” – se o botão estiver inativo, a atualização já passa de 10 dias instalada e não pode mais ser revertida.

Volte para a versão anterior do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Volte para a versão anterior do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Método alternativo

Se o seu computador estiver completamente congelado, você deve iniciar no modo avançado para reverter a atualização. 

Passo 1. Reinicie o computador segurando a tecla Shift para entrar no modo de inicialização avançada;

Reinicie segurando a tecla Shift (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Reinicie segurando a tecla Shift (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique em “Solução de problemas”;

Acesse o menu de soluções de problemas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o menu de soluções de problemas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Selecione “Opções avançadas”;

Acesse as opções avançadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as opções avançadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. No rodapé, clique em “Ver mais opções de recuperação”;

Acesse mais opções da lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse mais opções da lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Por fim, selecione “Voltar para a versão anterior”.

Reverta a instalação do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Reverta a instalação do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O computador levará um tempo para reverter a instalação da atualização de aniversário e voltar para a build anterior. No entanto, no fórum oficial, a Microsoft garante que o esforço vale a pena, pois deve eliminar qualquer problema que surgiu pelo primeiro grande update do Windows 10.

Via Microsoft

A atualização do Windows 10 funciona em PC com software pirata? Usuários comentam no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.