A AMD revelou novos detalhes sobre sua a nova arquitetura Zen. O processador, que deve ser lançado no início de 2017, promete ser capaz de competir com os melhores chips da Intel. Uma demonstração feita em São Francisco, EUA, na quarta-feira (17), pela fabricante comparou os dois componentes e revelou que o Zen é tão rápido quanto um Core i7 da concorrente, contrariando testes de benchmark anteriores que previam que o novo modelo empataria com um chip Haswell.

Processador Zen e mais: saiba tudo que a AMD anunciou na Computex 2016

O Zen é composto de um núcleo de computação x86, com um novo tipo de branch prediction, caches de micro-operações mais eficientes e uma janela de instruções mais abrangente. A taxa de transferência é alimentada por informações de fora da memória através de pre-fetching e uma hierarquia de memória cache nova com 8 MB de l3 cache, sem aumentar o uso de energia.

Novo chip da AMD é tão rápido quanto placas Core i7 da rival Intel (Foto: Divulgação/AMD)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O Zen possui arquitetura SMT, que garante altas taxas de transferência, um sistema de cache com baixa latência, é capaz de alcançar 40% a mais de instruções por ciclo de clock em relação à geração anterior de núcleos, possui oito núcleos e 16 threads em plataforma AM4.

Por enquanto, dois CPUs usando o novo chip foram anunciados. O Summit Ridge, uma versão para desktops, e o Naples, criado para servidores. A expectativa é que sejam lançados no início de 2017, mas não há informações sobre uma data específica ou preço final. Alguns clientes prioritários devem receber o chip ainda em 2016 para testes.

O evento da AMD mostrou um Summit Ridge rodando games em 4K, além de óculos de realidade virtual equipados com o chip e um Radeon RX 480. Também foram demonstradas workstations usando o Summit Ridge e placas Radeon Pro Duo.

A comparação de desempenho entre o Zen e chips da Intel fo

... i importante porque ajudou a confirmar a potência da nova arquitetura. A demonstração ocorreu entre um Summit Ridge e um Intel Broadwell-E Core i7-6900K, com ambos rodando a 3 GHz.

O teste mostrou que o Zen é tão rápido quanto o chip rival. O resultado foi positivo para a AMD, pois testes de benchmark antigos previam que seu chip seria tão bom quanto chips Haswell, uma arquitetura antiga da Intel anterior ao Broadwell.

Qual é o melhor notebook com Core i5 por até R$ 2.000? Comente no Fórum TechTudo 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.