Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Mesmo colocando senhas difíceis, muitas vezes alguns usuários podem ser vítimas de ataques à rede Wi-Fi. Para isso, uma função do roteador chamada SSID pode ajudar a tornar a rede sem fio invisível, além de mais segura. A configuração, assim como oculta a conexão, também pode deixá-la mais visível para facilitar os acessos em lugares públicos, por exemplo. 

MTU: entenda como recurso do roteador afeta velocidade da Internet

A seguir, conheça o SSID e saiba como configurar o recurso no seu roteador para deixar o Wi-Fi mais seguro. Todo o processo de ajuste é feito no próprio navegador e impede que usuários mal-intencionados utilizem dados públicos para acessar sua rede.

Roteador-home-11 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Configuração do roteador pode deixar rede Wi-Fi invisível (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O que é SSID?

SSID, ou Service Set IDentifier, é uma configuração usada em roteadores para redes sem fio para identificar a rede. Na prática, o SSID é o nome da rede. Com isso, usando essa informação, junto com alguma forma de autenticação (como uma senha), outros dispositivos conseguem se conectar no roteador e aproveitar recursos como acesso a Internet e periféricos compartilhados.

Modos de uso do SSID

Um SSID pode ser usado de dois modos: visível ou oculto. No primeiro caso, boa parte dos sistemas operacionais atuais possuem um recurso de localização de redes que fazem todo o trabalho pesado, para o usuário poder se conectar sem dificuldades.

Conectando em redes Wi-Fi com SSID visível (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Conectando em redes Wi-Fi com SSID visível (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O modo visível é o padrão da maioria dos roteadores. O recurso é útil em redes simples onde o objetivo é divulgar a Internet para que outros acessem.

Já no modo oculto, o usuário precisa saber antecipadamente o nome da rede. Assim, quando for tentar entrar em uma rede sem fio através de um PC, notebook ou dispositivo móvel, terá de digitar o SSID no recurso de conexão, pois o Wi-Fi ficará invisível.

Digitando o SSID de uma rede oculta (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando o SSID de uma rede oculta (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Este modo é útil para situações onde é importante manter a rede escondida de alguns usuários, aumentando a segurança do seu Wi-Fi. Isso porque quando o SSID está oculto, a rede sem fio não aparece na lista de redes detectadas, mesmo estando ativa.

Mudando o SSID

Como normalmente os fabricantes de roteadores para redes Wi-Fi colocam um SSID padrão, mudar esse nome torna-se praticamente uma obrigação. Entretanto, a maioria dos usuários não costuma modificar a informação, o que cria uma situação de risco, pois o dado é público e pode ser encontrado no próprio aparelho ou nos manuais do produto.

Mudar o SSID é bem simples. Basta acessar o endereço do roteador através de um navegador, procurar a opção SSID, modificá-la e salvar as alterações. Neste tutorial você encontra um passo a passo completo para a configuração.

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum do TechTudo

Mudando o nome de redes Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Mudando o nome de redes Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Deixando o SSID invisível

No modo oculto obtém-se um pequeno aumento da segurança da rede, pois apenas quem sabe o nome dela tentará entrar. Assim, usar o SSID invisível pode ajudar a manter o Wi-Fi fora do radar de bisbilhoteiros.

Entretanto, é importante ressaltar que o modo não impede que alguém descubra a rede usando software de localização. Mesmo assim, usá-lo já ajuda muito a aumentar a segurança de uma conexão.

Para fazer o ajuste basta acessar o endereço do roteador através do navegador, procurar a opção que torna o SSID oculto (Hide SSID, Broadcast SSID), modificá-la e salvar as alterações.

O procedimento pode variar em cada modelo, por isso, veja como fazer a configuração com mais detalhes neste tutorial.

Ocultando o SSID em um roteador (Foto/Reprodução/Edivaldo Brito)Ocultando o SSID em um roteador (Foto/Reprodução/Edivaldo Brito)

Como é possível ver, conhecer o SSID e usá-lo no modo mais conveniente para a rede sem fio é muito importante e pode tornar a rede mais fácil de acessar, ou mais segura quando no ajuste invisível.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.