Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Gboard, aplicativo de teclado do Google disponível para iPhone (iOS), conta com recursos pouco conhecidos para os dispositivos Apple. Entre os benefícios, é possível digitar no teclado sem tirar o dedo da tela, utilizar GIFs e imagens nas conversas, além de realizar pesquisas no Google sem precisar sair do teclado.

Lista tem 15 dicas para usar o Google Maps no celular e no computador

Para saber como aproveitar melhor o aplicativo, o TechTudo preparou uma lista com as principais funções do teclado. Confira abaixo as ferramentas que podem ajudar bastante no dia a dia de donos de iPhone. O aplicativo é gratuito e também está disponível para iPad.

Conheça os recursos do Gboard para iPhone (Foto: Divulgação/Google)Conheça os recursos do Gboard para iPhone (Foto: Divulgação/Google)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Digitar sem tirar o dedo do teclado

Essa função talvez seja uma das que os usuários de iPhone mais sintam falta: escrever arrastando o dedo pelo teclado, gesto também chamado de swipe em inglês. Além de ser mais fácil digitar com apenas uma mão, o recurso também faz com que a pessoa escreva muito mais rapidamente.

A opção já vem ativada no teclado. Assim, basta arrastar o dedo sobre a tela. Vale ressaltar que é preciso de um certo tempo para se adaptar completamente à nova alternativa.

Digite sem tirar o dedo do teclado (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Digite sem tirar o dedo do teclado (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Usar GIFs

Outro recurso muito útil do Gboard são os GIFs animados durante a conversa. O Google já disponibiliza alguns GIFs, divididos por temas, como “Amor” e “Triste”, por exemplo. Para isso, é só escolher uma das várias opções disponíveis no teclado e clicar no GIF para enviar durante uma conversa.

Use GIFs durante a conversa (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Use GIFs durante a conversa (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Alterar o tema do teclado

O Gboard também permite que o usuário altere o tema, inserindo uma imagem diferente no fundo do teclado. Ele oferece uma opção em branco, outra em preto, além de permitir que a pessoa coloque uma foto qualquer como fundo. Para isso, é só ler o passo a passo.

Passo 1. Abra as configurações do teclado e toque em “Temas”.

Abra as configurações do teclado (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Abra as configurações do teclado (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Passo 2. Selecione a opção de “Imagem personalizadas” e ajuste corretamente a imagem que você pretende usar.

Escolha a imagem de fundo (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Escolha a imagem de fundo (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Teclado de emojis

Por padrão, o teclado do Google já vem com uma série de emojis para que a pessoa utilize na conversa. Basta ver qual das opções você gostaria de usar e selecionar, sem precisar baixar nenhum teclado externo para usar os emoticons. Como as carinhas costumam ser muito usadas nas conversas, essa é uma opção bastante útil para quem baixar o Gboard.

Aproveite o teclado de Emojis do Google (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Aproveite o teclado de Emojis do Google (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Realizar pesquisas no Google

Entre as opções, está a possibilidade de fazer pesquisas no Google pelo próprio teclado. Para isso, é só tocar no “G” e escrever o que você pretende pesquisar. A utilidade dessa opção está na praticidade. Afinal, não é preciso abrir outra aba do navegador pra fazer a pesquisa, bastando fazer pelo próprio teclado.

Faça pesquisas no Google pelo próprio teclado (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Faça pesquisas no Google pelo próprio teclado (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Inserir imagens rapidamente na conversa

Ao fazer uma pesquisa no Google, o teclado também oferece a opção de buscar imagens referentes ao termo pesquisado. Fazendo isso, o usuário pode copiar e colar a imagem rapidamente para inserir na conversa. Tudo isso sem precisar sair do teclado. É só clicar no símbolo do Google e achar a imagem que você quiser usar.

Use imagens durante as conversas (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)Use imagens durante as conversas (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Como usar o Google Maps em 3D? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.