O usuário que gosta de usar câmeras digitais para registrar momentos especiais do dia a dia ou viagens pode passar todas essas fotos para o computador. Dessa forma, você libera a memória interna da câmera, para adicionar imagens novas, e ainda garante um backup para não perder nada.

Conheça 10 recursos para procurar em uma câmera nova antes de comprar

O processo é bem simples e pode ser feito usando a conectividade disponível no seu equipamento, seja por cabo USB ou diretamente com o cartão de memória. Nas câmeras mais modernas, o procedimento pode até ser feito sem de fios, via Wi-Fi ou Bluetooth. Confira todas as dicas.

1) Usando o cabo USB

Transfira fotos da câmera para o PC usando o cabo USB (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Uma das formas mais simples de transferir suas fotos da câmera para o computador é usando um cabo USB. A vantagem é que normalmente o cabo já vem com o equipamento e isso não gera gastos extras. O usuário só precisa plugar uma das pontas na câmera, que normalmente tem um conector menor com um microUSB ou miniUSB, e a outra ponta no computador (USB tradicional).

Para iniciar a transferência é importante que a câmera esteja ligada, pois só assim o computador vai reconhecer o equipamento, na maioria dos modelos. No PC será mostrado um alerta de que um novo item foi plugado, ou o usuário pode acessar pela tela “Meu Computador” (“Este Computador”, no Windows 10), como um “Dispositivo”. Depois é só abrir a pasta, copiar as imagens que preferir (CTRL+C) e colar (CTRL+V) na pasta do computador.

Quer saber mais? Veja também dicas de como enviar fotos da câmera via USB para o PC.

2) Usando o cartão de memória

A maioria das câmeras de ação, compactas, semi ou profissionais oferecem slot para cartão de memória microSD, SD ou outro. Assim, você pode guardar um número maior de fotos, sem precisar contar com o armazenamento interno do equipamento. Com isso, as imagens ficam salvas e, para transferir o conteúdo para o computador, basta que o usuário insira o item na entrada de cartões do notebook ou PC.

Use o cartão de memória da câmera para enviar suas fotos para o PC (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O dispositivo será reconhecido também na pasta “Meu computador” (“Este computador, no Windows 10) e com isso você terá acesso às imagens da câmera. Seu computador não tem entrada de cartão de memória? Uma solução prática é investir em um leitor externo, plugado via USB.

Um detalhe importante da dica é que você não precisa se preocupar com preço, já que o leitor de cartão SD, mais simples e compacto, custa a partir de R$ 10 em lojas nacionais. 

3) Sem fios: via Wi-Fi ou Bluetooth

Quem investir em uma câmera com Wi-Fi ou Bluetooth pode usar essas conectividades sem fios para passar suas fotos para o PC. Assim você fica livre do cabo USB e não precisa remover o cartão de memória do equipamento. A maioria dos desktops ou notebooks atuais, ou até mais antigos,

... já são equipados com Bluetooth.

Para usar o recurso usuário precisa fazer o pareamento entre os dois dispositivos, usando um código de reconhecimento. Para enviar, é necessário também que os dois aparelhos estejam próximos e ligados, não funcionando em casas separadas, por exemplo.

Câmeras com Wi-Fi permitem envio de fotos sem fios (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)

Canon ou Nikon, qual a melhor câmera abaixo de R$ 1 mil? Comente no Fórum do TechTudo

as câmeras com Wi-Fi oferecem acesso à internet ou geram uma própria rede sem fio para conectar com o computador e transferir as imagens.

O usuário pode enviar as fotografias diretamente para redes sociais ou até sincronizar com serviços de nuvens, por exemplo. Assim, é só acessar suas fotos por qualquer computador, usando os mesmos dados de login, e fazer o download. Os modelos com Wi-Fi normalmente são mais caros. Para ajudar a escolher confira a lista com as câmeras semiprofissionais com Wi-Fi à venda no Brasil.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.