Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Por padrão, depois um minuto de inatividade — quando o computador fica parado — o Windows 10 exibe a tela de bloqueio e desliga o monitor. Entretanto, alguns usuários podem querer ficar vendo a imagem de fundo por mais tempo ou continuar tendo acesso a Cortana. Infelizmente, a configuração que determina o tempo limite para o sistema operacional entrar em repouso não está disponível nas opções de energia. Para contornar a situação, confira o tutorial abaixo e veja como reativar a opção e ajustá-la para evitar que o Windows 10 vá para a tela de bloqueio.

Como aumentar histórico de arquivos recentes no Windows 10

Windows 10 tem versões sem capacidades de reprodução de mídia (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo) (Foto: Windows 10 tem versões sem capacidades de reprodução de mídia (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo))Windows 10 tem versões sem capacidades de reprodução de mídia (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Execute o Editor de Registro do Windows. Para isso, pressione as teclas Windows + R simultaneamente. Na pequena janela que aparece, digite regedit e tecle enter, ou clique no botão “OK”. Se for solicitado, forneça a senha ou toque no botão “Sim”, para autorizar a execução;

Acessando o Editor de Registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o Editor de Registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Com o Editor do Registro aberto, navegue até a chave HKEYLOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Power\PowerSettings\7516b95f-f776-4464-8c53-06167f40cc99\8EC4B3A5-6868-48c2-BE75-4F3044BE88A7;

Acessando a chave 8EC4B3A5-6868-48c2-BE75-4F3044BE88A7 no registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a chave "8EC4B3A5-6868-48c2-BE75-4F3044BE88A7" no registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Dê um duplo clique no valor Attributes para editá-lo. Na pequena tela que será exibida, preencha o campo Dados do Valor com 2. Finalmente, clique no botão “OK” e feche o Editor de Registro do Windows;

Ajustando o valor de Attributes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ajustando o valor de "Attributes" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Agora, digite opções de energia na caixa de busca do Windows 10. Quando aparecer, clique no item Opções de Energia do painel de controle do Windows;

Acessando as opções de energia do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as opções de energia do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Em Opções de Energia, toque em Alterar configurações do plano que fica ao lado do plano atualmente em uso;

Acessando a opção Alterar configurações do plano (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Alterar configurações do plano" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na próxima tela, clique em Alterar configurações de energia avançadas;

Acessando a opção Alterar configurações de energia avançadas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Alterar configurações de energia avançadas" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Na janela que será exibida, clique em “Vídeo”. Abaixo do item, toque em Tempo limite do visor do console de bloqueio e mude o valor para um tempo alto, o que impedirá que o Windows vá para a tela de bloqueio. Finalmente, clique no botão “OK”.

Alterando o tempo limite do visor do console de bloqueio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Alterando o tempo limite do visor do console de bloqueio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Com essa mudança, dificilmente você verá a tela de bloqueio novamente. Se o valor configurado não for suficiente para você, abra novamente as opções de energia e mude para um valor mais conveniente.

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.