Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Para conectar uma câmera digital diretamente na TV o usuário pode usar um cabo A/V (áudio e vídeo), daqueles com as pontas coloridas, parecido com o cabo RCA usado em DVDs. A maioria dos equipamentos é compatível com essa conexão, desde as mais antigas até as modernas Smart TVs. Dessa forma, é possível reproduzir fotos e vídeos de passeios especiais para os amigos e familiares na tela grande, sem precisar de uma entrada HDMI.

Aprenda a usar uma câmera digital como webcam

Confira a seguir o passo a passo para conectar a câmera na TV com cabo de áudio e vídeo. Vale lembrar que para fazer o procedimento é necessário que a câmera também tenha o plugue compatível.

Veja como conectar sua câmera digital na TV usando o cabo AV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Veja como conectar sua câmera digital na TV usando o cabo AV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 1. Conecte o cabo na câmera na saída microUSB (ou mini USB) da câmera, dependendo do modelo. A outra ponta do cabo deverá ter os conectores A/V, com o plugue amarelo para o vídeo e o branco para o áudio. Encontre as mesmas saídas na TV e plugue nas respectivas cores. Caso use um adaptador RCA na Smart TV, basta também conectar usando a mesma base de cor;

Conecte a ponta AV na TV e a outra na câmera digital (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Conecte a ponta AV na TV e a outra na câmera digital (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 2. Com tudo plugado, ligue a câmera digital no botão tradicional. Em seguida, no controle remoto da TV, pressione o botão de “Source” para buscar conectividades;

No controle da TV, busque as conectividades no botão "Source" (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)No controle da TV, busque as conectividades no botão "Source" (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 3. Encontre o item “AV” no menu. Em TVs antigas, ou de tubo, o cabo de A/V é sintonizado em um dos canais (normalmente o mesmo usado para o DVD);

Acesse a categoria de AV no menu da TV (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Acesse a categoria de AV no menu da TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. As fotos e vídeos serão exibidos na TV como se fosse um “espelhamento”, com a reprodução completa, inclusive do áudio;

Fotos e vídeos serão reproduzidos na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Fotos e vídeos serão reproduzidos na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Dessa forma, é necessário controlar as funções diretamente pelo menu da câmera, assim como dar play nas mídias. Acesse o menu de “Galeria de fotos”, de forma tradicional pela câmera. Controle a passagem de fotos usando as setas. O visual pode mudar um pouco dependendo do modelo do aparelho.

Controle a execução de fotos e vídeos pela câmera (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Controle a execução de fotos e vídeos pela câmera (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Pronto. Agora é só reunir a família e amigos para fazer a apresentação de suas imagens favoritas.

Canon ou Nikon, qual a melhor câmera abaixo de R$ 1 mil? Comente no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.