Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Google anunciou que o YouTube vai deixar de reproduzir vídeos em Flash e adotar o padrão HTML5. A mudança vale para todos os navegadores atuais, incluindo o Chrome, Internet Explorer 11, Safari 8 e versões beta do Firefox.

A Internet vai acabar? Entenda o que disse Eric Schmidt, do Google

No inicio do ano ensinamos como baixar vídeos do YouTube sem instalar programas (Foto: Pond5) (Foto: No inicio do ano ensinamos como baixar vídeos do YouTube sem instalar programas (Foto: Pond5))YouTube muda modo de reprodução de vídeos  (Foto: Pond5)

O site começou a experimentar o formato em 2011, mas segundo os desenvolvedores, o HTML5 não tinha suporte a certas tecnologias que eram vistas como cruciais. Um exemplo é o ABR (Adaptive Bitrate), técnica que ajuda a reduzir o buffering de vídeos.

Padrão HTML5 vai tornar vídeos menores e mais rápidos para reprodução (foto: Reprodução/YouTube)Padrão HTML5 vai tornar vídeos menores e mais rápidos para reprodução (foto: Reprodução/YouTube)

Como usar o google maps em 3D? Comente no Fórum do TechTudo

Isto significa que a partir de agora o YouTube pode reproduzir vídeos ao vivo em várias plataformas diferentes, não estando mais limitado apenas aos navegadores. A lista de dispositivos que vão receber o recurso incluem Xbox One, Playstation 4 e Chromecast.

O usuário final não deve sentir diferenças na forma de usar o YouTube, mas por baixo dos panos a mudança vai ajudar a reduzir o tempo de espera, a banda usada e o tamanho dos arquivos.

Segundo o Google, com a adoção do codec de vídeo VP9, os vídeos devem carregar entre 15 e 80% mais rápidos, com 35% de economia na banda usada.

Via YouTube, TechCrunch e The Next Web

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.