O HD externo é prático por oferecer modelos portáteis e com amplo armazenamento interno. Apesar de ser utilizado mais em PCs e notebooks, os dispositivos também podem abrir vídeos e fotos na TV para visualizar o conteúdo em uma tela maior. 

Veja os HDs externos com USB 3.0 mais baratos no Brasil

A seguir, confira dicas para usar o HD externo no televisor e deixar tudo alinhado para acessar os arquivos. A conexão é feita via cabo USB, de forma simples. No entanto, alguns ajustes podem ajudar a evitar problemas. 

Confira como assistir vídeos e fotos do HD externo na TV (Foto: Divulgação/Samsung)

1) Formatar o HD corretamente

Para começar, é importante observar qual é a formatação do seu HD externo. Muitos modelos em NTFS podem não dar leitura na TV ao serem conectados, sendo mais tradicional o FAT32. Vale lembrar que alguns televisores mais modernos identificam os dois tipos, mas, para entender melhor, veja a diferença entre esses formatos.

Pelo computador o usuário pode formatar o HD externo, sem precisar de programas extras, caso não esteja dando compatibilidade com a TV. Com tudo correto, basta o usuário conectar o dispositivo via USB na telona para acessar os vídeos e fotos salvos.

Formate o HD corretamente para evitar erros ao conectar na TV (Foto: Diego Borges/TechTudo)

2) Acessar os arquivos pela TV

A maioria das Smart TVs reconhecem o HD externo, mostrando um alerta na tela. No entanto, as TVs mais antigas, que também têm suporte via USB, só exibem o dispositivo ao acessar o menu correto de mídia. Para isso, use o controle remoto da TV no botão “Source” para navegar entre as conectividades.

Normalmente, o menu é indicado por “USB” ou na “central multimídia” da TV. Ao acessar, o usuário encontra as pastas salvas no HD externo e poderá abrir os arquivos de vídeos, fotos e músicas.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Acesse o menu da TV pelo controle para abrir arquivos do HD externo (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

3) Arquivos no formato correto

Cada arquivo de foto, vídeo ou áudio salvo no HD externo é exportado em um formato específico. Por exemplo, para as mídias é comum encontrar o formatos em AVI, WMV, MKV, para as imagens em JPG, PNG, e as músicas, por sua vez, são populares em MP3. No entanto, cada TV suporta determinados formatos, com plugins específicos, com maior variedade nos modelos de Smart TVs mais modernos.

Para abrir sem problemas um vídeo ou foto na tela grande é ideal ter certeza de que o arquivo é compatível com a sua TV. Essa informação você pode encontrar no manual do televisor ou no site da fabricante.

Os arquivos salvos no HD externo prec
... isam estar em um formato compatível com a TV (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

4) Ver vídeos legendados

Quer assistir seus vídeos legendados? Isso também é possível usando um HD externo na TV. Para funcionar é fundamental que o vídeo e a legenda estejam na mesma pasta do HD. Os nomes também precisam ser os mesmos, deixando apenas o formato diferente: por exemplo com vídeo1.srt (legenda) e video1.avi (mídia).

Também é interessante pesquisar no manual, ou no site da fabricante, se sua TV é compatível com o formato de texto da legenda. Na dúvida, vale apostar nos mais populares como srt, txt e sub. Assim, o usuário só precisa executar o vídeo no televisor para a legenda ser reconhecida automaticamente.

Como recuperar um HD externo corrompido? Comente no Fórum do TechTudo

HD externo permite assistir vídeos legendados na TV (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

5) Verificar os conectores e corrigir erros

O HD externo funciona, em sua maioria, usando um cabo USB. Entretanto, nem todas as TVs têm compatibilidade para modelos wireless ou Bluetooth, por exemplo. Assim, vale a pena investir no cabo para assistir filmes e projetar fotos na tela grande.

Caso esteja tendo algum problema, tente trocar o conector USB na TV ou testar um outro cabo no HD externo, já que este pode estar corrompidoVeja neste tutorial como corrigir os erros mais comuns em um HD externo.

Verifique o cabo USB e ajuste erros no HD (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.