Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Uma das características mais importantes da maioria dos aplicativos feitos para Linux é o fato de serem portáveis para outros sistemas operacionais. Para completar, o Mac OS X utiliza uma base próxima do Unix, similar ao Linux. Ou seja, executar um app Linux é perfeitamente possível, desde que a plataforma tenha os pré-requisitos que o programa exige. Um desses requisitos é o X11, que é responsável pela interface gráfica no Linux. No tutorial abaixo, veja como instalar esse componente usando o XQuartz e execute programas do Linux no Mac.

Como excluir arquivos de computadores Linux

Descubra como instalar XQuartz para rodar programas Linux no OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descubra como instalar XQuartz para rodar programas Linux no OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Instalando o Quartz no OS X

Passo 1. Acesse a página do XQuartz (xquartz.org) e baixe a última versão do programa;

Baixando a última versão do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando a última versão do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Quando terminar o download, abra o Finder e vá para a pasta “Transferências”. Em seguida, dê um clique duplo no arquivo baixado;

Executando o arquivo baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o arquivo baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na janela que será exibida, dê um clique duplo no instalador do XQuartz;

Executando o instalador do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o instalador do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na primeira tela do instalador, apenas clique no botão “Continuar”;

Iniciando o processo de instalação do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o processo de instalação do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na janela que exibirá a licença, toque no botão “Continuar”. Em seguida, clique no botão “Concordar” para aceitar a licença;

Aceitando a licença do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aceitando a licença do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Para iniciar a instalação, toque no botão “Instalar”. Depois, informe um usuário e senha com privilégios de administrador e clique no botão “Instalar Software”;

Autorizando a instalação do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a instalação do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Aguarde a instalação terminar. No final, será exibido um alerta, informando que é necessário encerrar a sessão atual. Clique no botão “OK” e depois em “Fechar”. Saia da sessão atual ou reinicie o Mac e estará pronto.

Finalizando a instalação do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Finalizando a instalação do XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Instalando e executando um programa do Linux no Mac OS X

Com o XQuartz instalado é possível usar programas feitos para Linux. O próprio XQuartz já traz algumas alternativas que ficam na pasta /opt/X11/bin/.

Pasta com aplicativos Linux instalados com o XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pasta com aplicativos Linux instalados com o XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Mas existem outros aplicativos Linux que podem ser baixados e instalados no Mac. Um bom exemplo, é o Inkscape. 

Passo 1. Acesse a página do Inkscape (inkscape.org) e baixe a última versão do programa;

Passo 2. Quando terminar o download, abra o Finder e vá para a pasta “Transferências”. Em seguida, dê um clique duplo no arquivo baixado;

Executando o arquivo baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o arquivo baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na janela que será exibida, clique no ícone do Inkscape e segure o botão do mouse. Arraste o ícone do programa para o ícone da pasta “Applications” (Aplicativos) e solte;

Instalando o Inkscape na pasta Aplicativos do OS X  (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Instalando o Inkscape na pasta Aplicativos do OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Quando terminar a cópia, abra o Finder e vá para a pasta “Aplicativos”. Pressione e tecla Controle (Control) e clique no ícone do app com o botão direito do mouse. No menu que aparece, toque na opção “Abrir”;

Executando o Inkscape no OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Inkscape no OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na primeira execução, aguarde um pouco, pois pode demorar para o aplicativo aparecer na tela. 

Inkscape no OS X via XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Inkscape no OS X via XQuartz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora você já pode usar programas do Linux no Mac OS X.

Netflix não abre no Ubuntu (Linux), como resolver? Troque dicas no fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.