Pesquisadores do MIT estão trabalhando em uma tecnologia que pode permitir que redes Wi-Fi operem com maior alcance e em velocidade até três vezes mais rápida. O projeto atua com um sistema que faz com que roteadores funcionem em conjunto e de forma inteligente, alterando a frequência de um sinal durante a passagem de tempo.
Pesquisa promete novo meio de dobrar a duração de bateria em celulares
O método foi batizado de MegaMIMO 2.0 e cria uma situação em que o sinal alternado em frequências diferentes não compete com outros gerados por roteadores na vizinhança, tornando todo o funcionamento das redes sem fio mais eficiente.
Tecnologia pode ser adaptada a produtos atuais para aumentar eficiência de roteadores (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Atualmente, espaços físicos cobertos por redes mantidas por um conjunto grande de roteadores e repetidores Wi-Fi podem apresentar problemas de lentidão, em geral causados por interferências ou mesmo pela presença de um grande número de pessoas conectadas a essas redes. Assim, a técnica do MIT busca reduzir o ruído criado pela instabilidade vinculada a interferências, deixando a rede mais eficiente e, por consequência, mais rápida. O MegaMIMO 2.0 funciona estabelecendo um regime que força os roteadores e repetidores a funcionarem em conjunto, obrigando esses aparelhos a nunca poluírem uma mesma faixa de frequência com o mesmo sinal ao mesmo tempo....

>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.