Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Por mais que o Chromest 2  seja uma segunda versão do dongle da Google com alguns erros corrigidos, pode acontecer alguns problemas de conexão com o Wi-Fi. Diversas razões podem ocasionar os erros ao conectar, como distância entre o aparelho o roteador ou problema no sistema.

Vale a pena trocar o Chromecast de primeira geração pelo de segunda? Descubra

Mesmo que a causa não fique muito clara, há algumas soluções que podem ajudar a resolver a falta de conexão do dongle. Confira o que fazer para tentar resolver o problema, antes que seja necessário enviar para a assistência técnica.

1. Resetar o dispositivo

O primeiro passo para resolver os principais problemas é resetar para as configurações de fábrica. Para isso, basta pressionar o botão do aparelho por aproximadamente 25 segundos até que a luz de LED comece a piscar. Lembrando que feito isso, ao conectar a TV será necessário instalar novamente o dispositivo. O TechTudo já fez um tutorial ensinando o passo a passo, confira.

Pressione o botão para resetar o dongle (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Pressione o botão para resetar o dongle (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

 2 . Resetar modem/roteador 

Pode acontecer do problema não estar no aparelho, e sim no roteador de internet. E nesse caso, basta desligar o roteador/modem, tirar da tomada e aguardar cerca de 15 segundos para conecta-lo novamente a energia. Espere por cerca de 1 minuto antes de tentar novamente estabelecer uma conexão com o Chromecast 

Tire o roteador da tomada por um tempo (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Tire o roteador da tomada por um tempo (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

3. Atualizar o firmware

Embora as atualizações tragam melhorias e mais funcionalidades aos dispositivos, são elas que possibilitam a correções de bugs também. No caso do Chromecast, a atualização é feita automaticamente, e mostrará na televisão todo o processo. O que o usuário deve fazer é deixar que o dongle seja atualizado, não desconecte-o.

Atualizações costumam trazer correções de erros (Foto: Caio Bersot/Techtudo)Atualizações costumam trazer correções de erros (Foto: Caio Bersot/Techtudo)

 4. Aproxime do roteador 

As falhas na transmissão ou problemas de conexão podem ser resultado da distância entre o aparelho e o roteador. Por utilizar internet todo o tempo de funcionamento, é necessário que a conexão seja estável.

No caso de roteadores que ficam em cômodos distantes do Chromecast, pode acontecer do dispositivo não achar sinal de internet ou estar instável, afetando a transmissão de imagem. Caso seja possível, utilize o dongle o mais próximo possível do roteador para uma melhor experiência. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Quanto mais próximo do roteador, melhor o sinal (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Quanto mais próximo do roteador, melhor o sinal (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

 5. Adquira um repetidor para expandir o sinal 

Ainda sobre a conexão entre o Chromecast e o roteador de internet, caso não seja possível a aproximação dos dois, o mais indicado é a compra de um repetidor de sinal, que irá ampliar o alcance de sua rede sem fio.

Caso o roteador e o dongle estejam distantes, o repetidor é ideal (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Caso o roteador e o dongle estejam distantes, o repetidor é ideal (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

É importante  resaltar que as soluções apresentadas são destinadas a resolver pequenos erros ou problemas mais simples. Caso não sejam suficientes, faça uma pergunta no fórum do TechTudo para descobrir se algum usuário também enfrenta o mesmo erro, e se nada for suficiente, encaminhe o dispositivo para assistência técnica.

O que levar em conta na hora de comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.