Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Office Lens ganhou uma versão universal para computadores com Windows 10. Disponível, anteriormente, somente para celulares, o aplicativo é capaz de transformar a câmera de notebooks, tablets e desktops em um scanner para documentos, quadro brancos e cartões de visitas. Além disso, é possível exportar as cópias tiradas diretamente para nuvem ou salvar em formato PDF, em imagens ou arquivos para os aplicativos do pacote Microsoft Office. 

Como usar o Office Lens para escanear documentos com o celular?

Passo 1. Acesse o Office Lens e baixe a versão para Windows 10;

Passo 2. Na loja do Windows, clique em “Instalar” e aguarde até o fim;

Office Lens para Windows 10 pode ser baixado na Windows Store (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Office Lens para Windows 10 pode ser baixado na Windows Store (Foto: Reprodução/Elson de Souza)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 3. Assim que aberto, o aplicativo irá mostrar a imagem da sua webcam. Antes de escanear, clique no botão lateral para selecionar o tipo de conteúdo que será digitalizado: documento, quadro, foto ou cartão de visita;

Office Lens pode ser usado para escanear diferente tipos de documentos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Office Lens pode ser usado para escanear diferente tipos de documentos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Procure um ambiente bem iluminado e aponte a folha, cartão ou quadro para a câmera. Note que o Office Lens começará a reconhecer o objeto. Clique no botão de câmera para capturar;

Office Lens reconhecerá documento digitalizado antes da fotografia (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Office Lens reconhecerá documento digitalizado antes da fotografia (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. O Office Lens mostrará um preview do documento digitalizado. Na barra superior há botões para edições, como adicionar legenda, excluir, cortar imagem original e mudar perfil de objeto;

Office Lens permite editar documentos após digitalização (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Office Lens permite editar documentos após digitalização (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Na barra inferior há um botão de câmera para adicionar nova imagem ao documento, caso esteja escaneando múltiplas páginas. Quando terminar toque em “Salvar”;

Office Lens pode ter mais páginas adicionadas a arquivos antes de salvar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Office Lens pode ter mais páginas adicionadas a arquivos antes de salvar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Na tela seguinte, digite o nome do arquivo no campo “Título” e marque se deseja salvar no OneDrive e quais formatos usar. Quando terminar, toque no botão de concluído;

Usuário pode salvar documento no OneDrive, PDF ou arquivos do Office (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário pode salvar documento no OneDrive, PDF ou arquivos do Office (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 8. O Office Lens processará o documento e você poderá conferir como tudo ficou no fim.

Office Lens salvar conteúdo em PDF ou no formato escolhido pelo usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Office Lens salvar conteúdo em PDF ou no formato escolhido pelo usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já não precisa mais de scanner no seu computador. Lembre-se que a legibilidade do documento dependerá da qualidade da sua webcam. Caso queira garantir melhor resultados. Baixe o app para celulares.

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.