O PhotoMap é um recurso que reúne as fotos marcadas no seu perfil do Instagram localizadas em um mapa, com todas as coordenadas geográficas contidas em informações da imagem. No entanto, a rede social decidiu remover essa função aos poucos das contas dos usuários, a partir da última terça-feira (6). A mudança do recurso conhecido como “Mapa de Fotos” (em português) está sendo aplicada inclusive em perfis brasileiros. Até mesmo a interface da rede social foi alterada, com a remoção do botão exclusivo do PhotoMap. 

Instagram inclui botão para capturar imagens no escuro e clarear fotos

Mapa de Fotos está sendo removido de perfis do Instagram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)



 Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Pelo jeito, a baixa popularidade do recurso foi o motivo dele ser colocado de lado pela rede social. Em nota, o Instagram informou: “O Photo Map não era amplamente usado e, por isso, decidimos removê-lo e focar em outras prioridades. As pessoas ainda poderão ver a localização em posts individuais.” O recurso era mais usado, por exemplo, por quem queria organizar suas viagens, com álbuns de fotos especiais, separados conforme a localização no mapa.

Botão com Mapa de Fotos foi removido em perfis do Instagram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)



Com a mudança, ao acessar o perfil de um usuário, não será possível visualizar o mapa “pessoal” com informações de check-in. No entanto, o botão com formato de “localizador” ainda está disponível em alguns perfis, se estiver com login ativo da rede social com sua conta. Os usuários poderão continuar adicionando a marcação de local geográfico ao postar fotos no Instagram, sem problemas, e ver essa informação nas fotos dos amigos.

Como recuperar fotos do Instagram? Comente no Fórum do TechTudo.

Não há previsão para a data da migração completa da interface do Instagram e para a

... extinção total do PhotoMap para os usuários. Pelo jeito, a ideia da rede social, comprada pelo Facebook em 2012, é focar em recursos mais dinâmicos, semelhantes aos de concorrentes como o Snapchat, ao invés de se fixar em geolocalização ou check-in.

Uma pista disso foi o lançamento do Instagram Stories em agosto deste ano, que lembra o “Minhas histórias” do Snapchat, com fotos que ficam no ar por 24 horas. Confira a diferença entre as duas redes sociais.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.