Se você usa Linux, provavelmente já sabe o quão útil a linha de comando pode ser para trabalhar com arquivos, instalação de software e execução de programas. Mas o recurso pode ser ainda mais eficiente caso queira executar vários comandos ao mesmo tempo. A combinação de dois ou mais comandos no terminal também é conhecido como “encadeamento de comandos”. Confira, no tutorial abaixo, quatro maneiras de combinar comandos.
Linux no macOS: como instalar XQuartz e rodar programas no Mac OS X 1) O operador ponto e vírgula (;) O operador ponto e vírgula (;) permite executar vários comandos em sucessão. Para entender melhor, abra uma janela de terminal (no Ubuntu e Linux Mint, pressione as teclas Ctrl + Alt + T).
Em seguida, digite os seguintes três comandos em uma linha, separados por ponto e vírgula, e pressione Enter.
Executando três comandos em sequência no terminal do Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Essa sequencia lhe dará uma listagem do diretório atual (ls), mostrará qual diretório você está atualmente (pwd), e exibirá seu nome de login (whoami), tudo de uma só vez. Nesse combinação, você não precisa colocar espaços entre as vírgulas e os comandos, pois é possível inserir os três comandos juntos: ls;pwd;whoami. 2) O operador lógico E (&&) Se você precisa que o segundo comando seja executado depois do primeiro, separe-os com o operador lógico E, que é representado por um duplo e comercial (&&). Por exemplo, se quiser criar um diretório chamado MyFolder e depois “entrar nesta pasta", digite a seguinte sequencia e pressione Enter: mkdir MyFolder && cd MyFolder
Executando dois comandos com o operador E ( && ) (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Observe que ao executar a sequência, a pasta foi criada com sucesso. Como resultado, percebe-se que, na maioria das vezes, é mais seguro usar o operador lógico E, em vez do operador ponto e vírgula (;), pois isso garante que você não fará nada desastroso.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone 3) O operador lógico OR (||) Caso precise executar um segundo comando, apenas se o primeiro comando não for executado com sucesso, use o operador lógico OU, que é representado por duas barras verticais (||). Por exemplo: se quiser verificar se existe uma pasta MyFolder ( [ -d ~/MyFolder ] ) e não existir, basta criá-la usando o comando mkdir ~/MyFolder. Em seguida, digite o seguinte comando no ...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.