Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Proteja seus arquivos do Microsoft Excel (com recursos do próprio programa) usando as opções de senha de abertura, proteção para células e proteção de planilhas. Para garantir a segurança de dados em uma planilha, é essencial que o arquivo tenha alguma encriptação. O próprio editor oferece ao usuário três métodos muito práticos de proteção, para diferentes recursos, fazendo com que o receptor do arquivo tenha acesso limitado na parte de edição das células e planilhas. Veja como fazer.

Como criar um menu suspenso no Excel 

Proteja seus arquivos do Excel (Foto: Reprodução/André Sugai)Proteja seus arquivos do Excel (Foto: Reprodução/André Sugai)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Inserindo senha para abertura do arquivo

Passo 1. Abra seu arquivo no Microsoft Excel e clique em "Arquivo";

Clique em arquivo (Foto: Reprodução/André Sugai)Clique em arquivo (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. Clique em "Proteger Pasta de Trabalho" e depois em "Criptografar com Senha";

Caminho para a proteção com senha (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a proteção com senha (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. Defina a senha que seu arquivo solicitará ao ser aberto;

Definição da senha (Foto: Reprodução/André Sugai)Definição da senha (Foto: Reprodução/André Sugai)

Protegendo as células contra edições

Passo 1. Selecione a célula que será protegida contra edições, clique na aba "Revisão" e depois em "Proteger Planilha";

Caminho para a Proteção de Planilha (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para a Proteção de Planilha (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. Na caixa que irá abrir, defina uma senha de desbloqueio da função e marque todas as proteções que você queira bloquear na célula. O Excel oferece uma série de opções que podem ser aplicadas, depois basta clicar em "Ok".

Defina a senha as opções que você deseja bloquear na célula (Foto: Reprodução/André Sugai)Defina a senha as opções que você deseja bloquear na célula (Foto: Reprodução/André Sugai)

Protegendo a pasta da planilha

Passo 1. Clique na aba "Revisão" e depois em "Proteger a Pasta de Trabalho";

Caminho para proteger pasta de trabalho (Foto: Reprodução/André Sugai)Caminho para proteger pasta de trabalho (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. Definir uma senha para desbloqueio da função é opcional, basta digitar a senha desejada e clicar em "Ok";

Caixa para definição de senha (Foto: Reprodução/André Sugai)Caixa para definição de senha (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. Agora todas as abas criadas dentro de sua planilha estão protegidas, não sendo possível deletar e nem criar novas abas.

Abas protegidas contra edição (Foto: Reprodução/André Sugai)Abas protegidas contra edição (Foto: Reprodução/André Sugai)

Com essas três formas de proteção, nativas do Excel, fica muito mais seguro e confiável compartilhar arquivos.

Como somar automaticamente dias variados em datas variadas no excel? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.