Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Windows 10 trouxe várias novidades positivas para usuários de PC, mas o download automático de atualizações não é uma delas. O sistema da Microsoft baixa correções de bugs e outras melhorias em segundo plano, mesmo contra a vontade do dono do computador. É algo que pode consumir a internet de forma desnecessária, especialmente quando a conexão está ruim. Não há um botão nativo para pausar a tarefa, mas existe uma alternativa manual simples que promete ser a solução. 

Conheça um jeito fácil de desativar a tela de bloqueio no Windows 10

Passo 1. Digite “cmd” na busca do Windows 10 e clique com o botão direito sobre “Prompt de comando”. Selecione “Executar como administrador” para abrir;

Abra o prompt como administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o prompt como administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Digite o comando "net stop wuauserv" para interromper o serviço de atualização e pressione Enter;

Insira o primeiro comando e digite Enter (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Insira o primeiro comando e digite Enter (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Após alguns segundos, digite outro comando "net stop bits" para interromper o serviço inteligente de downloads e aperte Enter;

Interrompa o segundo serviço (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Interrompa o segundo serviço (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Por último, insira o comando "net stop dosvc" para desligar a otimização de entrega do Windows. Depois, dê Enter. Espere 10 segundos e feche o Prompt de Comando.

Termine de pausar o Windows Update (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Termine de pausar o Windows Update (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como retomar o serviço de atualização

Passo 1. Abra o Prompt de Comando em modo administrador novamente;

Passo 2. Insira os comandos a seguir em ordem. Não é preciso aguardar tempo algum entre eles:

net start wuauserv

net start bits

net start dosvc

Reinicie os serviços que comandam o Windows Update (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Reinicie os serviços que comandam o Windows Update (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Para ter certeza de que o download de atualizações foi retomado, acesse o menu “Windows Update” na opção “Atualização e Segurança” das configurações.

Verifique se o Windows Update voltou a funcionar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Verifique se o Windows Update voltou a funcionar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Com o pause manual no download de atualizações do Windows 10, você garante que o PC não baixe nada que não seja estritamente necessário em uma rede de internet lenta demais. 

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.