O Web Clipboard, ou área de transferência da Web em português, é uma função do Google Docs que promete agilizar a digitação de documentos com informações repetidas. Com ela, o usuário pode copiar mais de um conteúdo simultaneamente e colá-los sempre que for necessário dentro do editor. 

Como usar o Google Docs para converter PDF em outros formatos

O que é Web Clipboard?

O Clipboard é um recurso do sistema operacional para qual são enviadas uma pequena quantidade de dados que serão posteriormente transferidos. É nesta área para onde vão os textos, imagens e arquivos duplicados ou movidos através dos comandos Copiar (Ctrl+C) e Recortar (Ctrl+X) em programas como o Microsoft Word e o Windows Explorer, por exemplo.

Web Clipboard do Google Docs pode ser usado para agilizar a digitação de texto (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Por padrão, a área de transferência do sistema operacional é bastante simples e armazena apenas uma informação por vez. Ou seja, quando o usuário copia um novo trecho de um documento do Word, o pedaço anterior será apagado e substituído pelo novo. Para contornar isso, há programas que conseguem gerenciar essas informações do clipboard para que o usuário mantenha um histórico desses conteúdos.

O Web Clipboard do Google Docs, como o nome sugere, é uma função criada para gerenciar as informações da área de transferência e permitir que o usuário tenha mais entradas ao invés de apenas uma. A diferença, contudo, é que o recurso roda direto no navegador e de forma independente ao clipboard do Windows, como veremos a seguir.

Como usar o Web Clipboard

Passo 1. Selecione o trecho do seu documento que deseja adicionar ao Web Clipboard;

Selecione o texto que irá adicionar no Web Clipboard do Google Docs (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Clique no menu “Editar”, aponte o mouse em “Área de transferência da Web” e, por fim, clique em “Copiar seleção para a área de transferência da Web”. Repita a operação sempre que quiser copiar algo que usará constantemente;

Adicioner trecho no Web Clipboard do Google Docs para manté-lo na memória (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Continue editando o texto normalmente. Quando precisar colar algo do Web Clipboard, basta clicar em “Editar”, apontar o mouse para “Área de transferência da Web”, escolher o trecho e clicar em “colar como rich text”, se for um texto simples;

Abra o Web Clipboard do Google Docs para colar texto no documento (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Dica. O Web Clipboard do Google Docs também trabalha com imagens. Para copiá-la

... , basta clicar na fotografia e repetir o caminho Editar > Área de transferência da Web > Copiar seleção para área de transferência da Web. Para colar, refaça o passo 3;
Web Clipboard também pode ser usado para copiar imagens no Google Docs (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você já sabe como usar a Área de transferência da Web do Google Docs para agilizar o seu trabalho no editor de texto.

Microsoft Office ou Google Docs, qual editor de documentos é melhor? Opine no Fórum do TechTudo. 

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.