O Google chega a “maioridade” ao completar 18 anos de existência. O buscador foi criado pela dupla Larry Page e Sergey Brin, os “Google Guys”, em 4 de setembro de 1998, mas só começou a funcionar efetivamente no dia 27 do mesmo mês. Para comemorar, o motor de buscas exibe um novo Doodle do Google especial, com balões que formam as letras de seu nome. A letra “G” inicial enche um balão que forma a palavra "Google"em letras cursivas.

A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

O doodle foi criado pelo designer Gerben Steenks e está em exibição no mundo todo. Apesar de ser mais simples em relação ao do ano passado, que representava bem mais a sensação nostálgica da época em que o buscador foi criado, o doodle hoje conta com uma simpática animação.

Nome do Google

O nome do buscador, e também da empresa, surgiu de uma combinação de letras com a palavra “googol” — um termo matemático que representa um número iniciado pelo numeral 1 seguido por 100 zeros. De tão popular, Google tornou-se uma palavra reconhecida pelo dicionário Oxford.

Gif Doodle do Aniversário do Google (Foto: Reprodução/Google)

Hoje uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos, o Google começou sua carreira como um buscador simples, em uma época em que concorrentes faziam o mesmo, e com eficiência. Porém, não demorou para que o “novato” tomasse a posição dianteira na corrida por usuários e se tornasse uma empresa de destaque.

Na verdade, o motor de busca é atualmente um produto que serve para dar forma a outras funções e novidades, como o Google Maps, Google Tradutor,  Google AdWords, Gmail e até mesmo código de inteligência artificial, o TensorFlow, que está em contínuo desenvolvimento e sempre recebendo melhorias.

O doodle do Google de 2015, mais nostálgico (Foto: Reprodução/Google)

Hoje avaliada em mais de US$ 400 bilhões, a companhia, assim como muitas outras, foi fundada dentro de uma universidade – muito antes de se tornar uma das gigantes do chamado “Vale do Silício”, região na Califórnia, EUA, que também reúne outras grandes do mercado de tecnlogia. Alguns de seus “vizinhos” são Facebook, Yahoo!, Apple e Intel.

Qual é o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo.

Sempre adiante

O Google não parou apenas no buscador e em soluções relacionadas, mas também se aventurou em lançar aparelhos, acessórios e equipamentos que servem para expandir o uso de seus softwares e outros atrativos.

... �rnia (Foto: Reprodução/turtix Shutterstock)" height="463" src="//s2.glbimg.com/8CEQB5of1LReNAmmXejUCqpRUVA=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/09/27/google-headquarters.jpg" width="695">Sede do Google, na Califórnia (Foto: Reprodução/turtix Shutterstock)

O Google Glass, ambicioso projeto de óculos “futurista”, ainda não deu certo, mas inovou por ser o primeiro de seu gênero a ser lançado, ainda que de forma limitada. Vale lembrar ainda do sistema operacional Android, para smartphones e tablets, além de modernos aparelhos móveis lançados nos últimos anos.

Hoje, de tanto crescer, o Google já formou pequenas empresas, a exemplo da Google Brain, que cuida do TensorFlow, a quase secreta Google X, e a Alphabet Inc., também fundada por Larry Page e Sergey Bin para ser a “dona” de todas essas companhias relacionadas.

O futuro continua promissor para o Google e suas inovações. Muitos “doodles” ainda virão para comemorar novidades e, possivelmente, mais aniversários para a gigante da Internet.

O última novidade lançada foi o Google Allo, um aplicativo de mensagem rival do WhatsApp e que possui um sistema de inteligência artificial embutido — alvo de polêmicas por questões de privacidade.

Entenda a história dos Doodles do Google:



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.