O Google Allo é o novo aplicativo de mensagens do Google que chegou para disputar a preferência do usuário com diversos outros mensageiros, entre os quais se destaca o WhatsApp. Disponível para celulares com Android e iPhones (iOS), o Allo traz parte das funcionalidades do rival, mas também algumas funções exclusivas, como o chat privado, adesivos e inteligência artificial com o Google Assistant.

Se você está na dúvida entre trocar ou não de mensageiro, conheça os pontos positivos que cada serviço oferece aos seus usuários. 

Google contra WhatsApp: relembre apps criados para desbancar o mensageiro

Google Allo vs WhatsApp; veja as vantagens cada mensageiro (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android e iPhone

VANTAGENS DO GOOGLE ALLO

1) Bate-papo anônimo

Quer contar um segredo para um amigo? O Allo possui a função de bate-papo anônimo que permite a troca de mensagens com autodestruir, com tempo que pode variar entre cinco segundos e uma semana. Os chats privados são ainda protegidos por criptografia e abertos em uma janela separada, evitando que o usuário se confunda com a conversa normal.

Google Allo tem chat privado com mensagens autodestrutivas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Enquanto isso, o WhatsApp não possui nenhuma função parecida, sendo possível trocar mensagens com seus contatos apenas da forma usual. Além disso, mesmo que o usuário apague o conteúdo no seu celular, não há garantias que o receptor fará o mesmo.

2) Você pode mandar mensagens para quem não tem o aplicativo

Enquanto o WhatsApp só permite que o usuário se comunique com outra pessoa cadastrada no serviço, o Google Allo não tem essa restrição. Nesse caso, o app converterá a sua mensagem para um SMS que será enviado gratuitamente para o destinatário. Nele, haverá ainda um link para que a pessoa possa baixar o aplicativo e se cadastrar no serviço.

3) Mensagens mais expressivas

Google Allo permite envio de texto de diferente tamanhos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se você gosta de se comunicar com mais expressividade, o Google Allo traz um recurso que altera o tamanho do texto. Basta escrever normalmente e pressionar e arrastar o botão de enviar para cima, se quiser aumentar, ou para baixo, se quiser diminuir. Enquanto isso, o WhatsApp permite apenas a

... lf">troca de fonte e a formatação em itálico, negrito ou sublinhado, o que certamente não chama tanto a atenção do destinatário.

4) Stickers

Os adesivos, ou stickers, estão presentes nos principais aplicativos de mensagens, como o Facebook Messenger, iMessage (ou Mensagens, no iOS em português) e Snapchat, mas não no WhatsApp. Em seu lançamento, o Google Allo trouxe 29 pacotes de figurinhas disponíveis para o usuário enviar para amigos e se divertir nos chats.

5) Google Assistant (apenas em inglês)

O Allo chegou com suporte ao Google Assistant, um assistente pessoal como a Siri e a Cortana . Trata-se de uma espécie de evolução do Google Now, apresentando não só os cards em buscas como também respostas mais objetivas ao usuário. Disponível apenas em inglês, por enquanto, o recurso pode ser acessado em uma janela de chat como outra qualquer, sendo possível enviar mensagens texto ou clipes de voz.

Google Assistant pode ser usado dentro do Allo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Uma boa forma de começar é com o termo “Help”, que mostra uma lista de comandos que podem ser solicitados ao Google Assistant. Dentre eles destacam-se a possibilidade de ativar alarmes, ler notícias, buscar restaurantes, jogar adivinhação de emojis, relembrar os Doodle do Google ou games de perguntas e respostas sobre temas variados.

6) Pesquisas dentro de conversas via Google Assistente

Se você fala inglês, o Allo integra todo o poder de buscas do Google dentro do aplicativo de chat. Por meio do Google Assistente, o usuário pode fazer uma pesquisa durante um bate-papo com o comando “@Google” seguido da dúvida ou informação desejada. É possível, por exemplo, saber da previsão do tempo (Weather) e fazer buscas de imagens (Pictures of…), entre outras coisas.

Allo também permite pesquisa dentro de conversas a partir do Google Assistant (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

As buscas feitas dentro dos chats do Allo aparecerão para ambos os usuários, que poderão solicitar novas informações para o Google. Assim, torna-se muito mais fácil planejar programas de acordo com a previsão do tempo ou trocar imagens da Internet.

VANTAGENS DO WHATSAPP

1) Mais usuários e suporte a diversas plataformas

Enquanto o Allo está apenas nos seus primeiros dias, o WhatsApp já conta com mais de 1 bilhão de usuários no mundo. No Brasil, ele é o aplicativo mais usado, segundo uma pesquisa. Assim, é bastante provável que a maior parte dos seus contatos esteja no aplicativo comprado pelo Facebook, sem necessidade de enviar convite ou SMS.

Outro ponto é que, enquanto o Google Allo suporta apenas o Android e iOS, o WhatsApp está disponível também para o Windows Phone (Windows 10 Mobile) e tem aplicativos para computadores com Windows e macOS. Há ainda o suporte a plataformas menores como o BlackBerry, Symbian e S40, mas que será desativado até o fim do ano.

2) Ligações por voz

Se você gosta de fazer ligações de graça pela internet, é melhor continuar com o WhatsApp. O mensageiro oferece ligações para contatos individuais e permite até a gravação de recado caso a pessoa não possa atender. No entanto, o app ainda fica devendo em ligações em grupo ou chamadas por vídeo.

WhatsApp possui suporte a ligações gratuitas pela Internet (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O Google Allo é focado exclusivamente em mensagens de texto, sem permitir ligações para os seus contatos. No entanto, o gigante de buscas possui um outro software indicado para quem deseja fazer videoconferências com os amigos: o Google Duo. Se ainda assim você quiser uma alternativa ao WhatsApp, confira uma lista com alternativas como o Messenger, Skype e Hangouts.

3) Pode ser usado no PC

O WhatsApp permite o espelhamento dos seus chats em outros aparelhos a partir do WhatsApp Web. Assim, o usuário pode se conectar ao serviço de mensagens quando estiver usando um tablet ou computador e continuar conversando fora do telefone, embora este tenha que estar conectado à internet. Já o Google Allo só pode ser usado no smartphone do usuário – ele não roda na nuvem ou em aplicativos de PC.

4) Emojis mais recentes

Se você adora conversar com rostinhos, o WhatsApp já traz os emojis renovados do iOS 10, o que incluem figurinhas focadas na igualdade de gênero e a bandeira arco-íris do movimento LGBT. Além disso, é provável que o aplicativo de mensagens receba o padrão Unicode 9, assim que a Apple liberá-lo para os iPhones e iPads. A nova coleção deve incluir figurar como selfie, palhaço e o Pinóquio (sim, o boneco).

WhatsApp traz novos emojis do iOS 10 enquanto Allo chega com opções antigas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Já o Google Allo conta com um conjunto de emojis já defasado, com o antigo visual de “bolha” que foi substituído por figuras mais humanas no recém-lançado Android 7.0 Nougat. A falta de variedade de rostinhos no aplicativo é tão grande que nem mesmo os caracteres lançados na versão 6.0 (Marshmallow), como o emoji de cabeça para baixo, estão presentes.

5) Compartilhamento de áudio, contatos e documentos

Um dos grandes atrativos do WhatsApp é o fácil compartilhamento de fotos, vídeos, áudio, localização e contatos com os seus amigos. Recentemente, o app trouxe ainda a possibilidade de trocar documentos de texto, Office e PDF, o que ajuda bastante em trabalhos em grupo ou no atendimento de clientes, seja na versão para celulares como no WhatsApp Web. Enquanto isso, o Google Allo se limita à troca de fotos, vídeos, adesivos e localizações.

6) Sincronização e backup na nuvem

O WhatsApp pode salvar o histórico de chats em serviços de nuvem como o Google Drive e o iCloud, o que permite recuperar as conversas em caso de troca de aparelho ou formatação. No Allo, por outro lado, o conteúdo é armazenado apenas no telefone. Não é possível recuperá-lo em caso de perda, roubo ou qualquer outro problema.

7) Personalização de papel de parede

WhatsApp pode ter janelas personalizadas com papel de parede (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O WhatsApp permite que usuários apliquem papel de parede às janelas de conversa para deixar o aplicativo do seu jeito. É possível selecionar cores sólidas mais discretas, fotos da galeria do telefone ou até mesmo baixar um conjunto de wallpapers criado pelo próprio app. Já o Google Allo limita-se ao fundo branco com círculos.

8) Criptografia total

No início de abril, o WhatsApp começou a alertar seus usuários sobre a proteção por criptografia de ponta-a-ponta em mensagens de textos e ligações por voz. A tecnologia visa aumentar a segurança do usuário, garantindo que apenas os participantes da conversa possam ter acesso ao conteúdo trocado e impedindo o roubo de dados através de interceptações.

Ao contrário do prometido incialmente, o Google Allo não adota a criptografia de ponta-a-ponta em suas conversas, o que pode representar um risco de privacidade para o usuário. Caso queira conversar com a proteção, a única saída é abrir um chat privado dentro do aplicativo do Google.

O Google Allo pode superar o WhatsApp? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.