Embora exista um procedimento padrão para remover programas no sistema operacional, há muitas razões que podem impedir o usuário de desinstalar de um programa no Windows. O pacote pode ter um vírus, estar diretamente ligado a um arquivo do sistema ou o programa, simplesmente, é problemático. Independente dos motivos, é inaceitável que você não consiga remover um software. Felizmente, existem maneiras não convencionais de contornar esse tipo de problema. Conheça as diferentes formas de remover um programa problemático no Windows – mesmo aqueles que fazem de tudo para não serem desinstalados.

Programa baixa ISO do Windows e do Office de forma simples; aprenda

Como desinstalar programas teimosos no Windows (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

1. Use o modo de segurança para desinstalar o programa

O modo de segurança é a melhor opção para resolver a maioria dos problemas do Windows, incluindo um programa que não desinstala. Isso porque esse modo inicia o software apenas com os arquivos e drivers de sistema necessários, dando-lhe um lugar seguro para corrigir problemas. Existem várias maneiras de acessar o modo de segurança. É possível, inclusive, iniciar o Windows 10 dessa maneira.

Depois de entrar no modo de segurança, existe a opção de desinstalar o programa como faria no modo normal, só que sem interferência de outros programas que são iniciados pelo Windows.

Confirmando a desinstalação de um programa na Windows (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Por exemplo: se você tentou desinstalar um programa e não conseguiu, seja porque ele estava usando um arquivo de sistema específico que barrou o processo ou um malware que impediu o programa de ser desinstalado, então no modo de segurança será possível desinstalar sem essas interrupções.

No caso do problema persistir, tente verificar o sistema com um programa antivírus, para se livrar de qualquer tipo de malware. Pode acontecer do programa antivírus não funcionar no modo de segurança. Neste caso, é preciso criar um disco de recuperação no programa antivírus, para fazer a varredura usando um drive USB. Após a verificação, tente desinstalar o programa novamente, usando o modo de segurança.

2. Use a ferramenta de solução de problemas da Microsoft

Passo 1. A Microsoft oferece uma ferramenta de solução de problemas voltada especificamente para resolver dificuldades com instalação e desinstalação de programas. Para usá-la, acesse a página “Corrija problemas que impedem que programas sejam instalados ou removidos“, baixe a ferramenta clicando no botão “Baixe” e depois execute-a;

Baixando e executando a ferramenta de solução de problemas da Microsoft (Foto: Reproduçã
... o/Edivaldo Brito)

Passo 2. O utilitário irá perguntar se você está tendo problemas para instalar ou desinstalar programas. Clique em “Desinstalando”, e o recurso tentará detectar e resolver o problema automaticamente;

Selecionando o tipo de problema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Se não conseguir resolver a questão, a ferramenta irá listar todos os aplicativos em seu sistema. Procure o aplicativo problemático, selecione-o e clique no botão “Avançar”;

Selecionando o programa problemático (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Depois que o assistente tentar resolver os problemas com esse programa específico, se ele for corrigido, você pode tentar desinstalar o programa novamente.

Desinstalando o programa problemático (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

3. Use um desinstalador de terceiros

Se o Windows ou a ferramenta da Microsoft não conseguir desinstalar o programa problemático, um desinstalador de terceiros pode ser capaz de fazer isso. Uma boa opção para usar nessa tarefa é o IObit Uninstaller.

IObit Uninstaller pode desinstalar programas para você (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O aplicativo lista todos os programas instalados no seu PC. Só será necessário selecionar o programa e clicar em “Desinstalar” para iniciar o processo. Se o programa em questão não estiver na lista, é possível arrastar e soltar o seu atalho na interface para iniciar o processo de desinstalação.

Apesar de ser muito bom, o IObit Uninstaller é apenas uma das várias opções de desinstaladores. Existem muitos outros desinstaladores para Windows

4. Use a restauração do sistema do Windows

A restauração do sistema permite voltar o Windows para um estado anterior. No processo, você se livrará de todos os novos dados que foram adicionados após o ponto de restauração que está prestes a restaurar. Para isso funcionar, certifique-se de escolher uma data de restauração que seja anterior ao momento em que foi adicionado o programa problemático.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.