Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Gear VR é o óculos de realidade virtual da Samsung que funciona com uma série de celulares top de linha da marca, como o Galaxy Note 5 e todas as variações de Galaxy S6 e Galaxy S7, além de ser compatível com o novo Galaxy Note 7. Configurar o Gear VR para uso é um processo um pouco extenso e que pode ser confuso às vezes. O tutorial a seguir dá uma ajuda e guia você no passo a passo para instalar os aplicativos e configurar corretamente sua conta na plataforma Oculus, que dá acesso a experiência com realidade virtual.

iPhone 7 ou Galaxy S7: veja comparativo de preço e ficha técnica

Uma recomendação importante é procurar realizar o procedimento numa rede Wi-Fi. A configuração do Gear VR no celular envolve o download de uma série de aplicativos, drivers e ferramentas que podem acabar pesando no seu plano de dados.

GearVR é o óculos de realidade virtual da Samsung (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Gear VR é o óculos de realidade virtual da Samsung (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Coloque o celular no interior do Gear VR. Na primeira vez que você faz isso, uma mensagem em áudio vai pedir para você remover o aparelho e realizar a instalação do Oculus.

Encaixe o celular na porta microUSB e fixe o aparelho no GearVR (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Encaixe o celular na porta microUSB e fixe o aparelho no Gear VR (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Passo 2. Com o telefone nas mãos, toque em “Avançar”.

Para começar a configuração, toque em Avançar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Para começar a configuração, toque em "Avançar" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Concorde com o contrato de uso e toque novamente em “Avançar”.

Aceite os termos de uso para continuar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Aceite os termos de uso para continuar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Para funcionar, o Gear VR requer a instalação de uma série de aplicativos e drivers. Toque em “Instalar”.

Confirme o processo de instalação de apps e drivers relacionados à realidade virtual (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Confirme o processo de instalação de apps e drivers relacionados à realidade virtual (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. O pacote todo é grande: procure realizar o download em uma rede Wi-Fi para não detonar seu plano de dados.

Aguarde o download e instalação dos apps e recursos do GearVR (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) (Foto: Aguarde o download e instalação dos apps e recursos do GearVR (Foto: Reprodução/Filipe Garrett))Aguarde o download e instalação dos apps e recursos do Gear VR (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Quando chegar nessa tela, significa que todos os aplicativos e drivers necessários foram baixados e instalados no seu celular.

A instalação é um pouco demorada (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)A instalação é um pouco demorada (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Depois de instalar o essencial, você poderá baixar alguns apps oferecidos pela Samsung. A instalação é opcional, mas, em geral, eles são bem úteis.

Há uma série de apps legais da Samsung para visualizar fotos, navegar na Internet e ver vídeos em realidade virtual. A instalação deles é opcional (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Há uma série de apps legais da Samsung para visualizar fotos, navegar na Internet e ver vídeos em realidade virtual. A instalação deles é opcional (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 8. Você precisará criar uma conta na loja do Oculus, usada pelo Gear VR. Insira seu e-mail. Se você já é usuário da plataforma Oculus por possuir um Rift, basta usar seu login e senha.

Agora é hora de criar sua conta do Oculus (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Agora é hora de criar sua conta do Oculus (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 9. Agora, a senha.

Crie uma senha (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Crie uma senha (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 10. Escolha um nome de usuário.

Nome de usuário é a ID pela qual outras pessoas conhecerão você em jogos e outras experiências de realidade virtual (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Nome de usuário é a ID pela qual outras pessoas conhecerão você em jogos e outras experiências de realidade virtual (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 11. Preencha o seu nome verdadeiro.

Não se preocupe: você não precisa revelar seu nome verdadeiro para ninguém na rede (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Não se preocupe: você não precisa revelar seu nome verdadeiro para ninguém na rede (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 12. Você precisa definir um PIN de segurança para a loja da Oculus. Esse código é usado quando você quiser autorizar compras de jogos ou apps dentro da loja de realidade virtual.

PIN aumenta segurança e facilita processo de autenticação de compras na Oculus Store (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)PIN aumenta segurança e facilita processo de autenticação de compras na Oculus Store (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 13. Você receberá um e-mail para confirmar a sua conta. Abra a mensagem e toque no link destacado para ativar.

Vá até seu e-mail para ativar a sua conta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Vá até seu e-mail para ativar a sua conta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 14. Você verá uma mensagem no seu navegador confirmando a ativação da sua conta Oculus.

Confirmação significa que sua conta Oculus está ativa (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Confirmação significa que sua conta Oculus está ativa (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 15. Use o gerenciador de tarefas para voltar à configuração do Gear VR. Você terá a possibilidade de definir um cartão de crédito (precisa ser internacional, todos os preços na loja são em dólar) para pagar compra de apps e jogos na loja. Se quiser, pode pular essa etapa.

Se preferir, você pode deixar para depois o cadastro de um cartão de crédito (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Se preferir, você pode deixar para depois o cadastro de um cartão de crédito (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 16. Ao chegar nessa tela, você terá configurado corretamente o Gear VR para uso.

Pronto! Agora você pode recolocar o celular no GearVR (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Agora você pode recolocar o celular no Gear VR (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Você poderá comprar aplicativos e jogos para o Gear VR a partir do app Oculus.

Com tudo configurado, você pode navegar pela loja Oculus sem usar o GearVR, se preferir (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Com tudo configurado, você pode navegar pela loja Oculus sem usar o Gear VR, se preferir (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)



Recoloque o celular no GearVR

As primeiras telas de realidade virtual que você verá não são reprodutíveis, mas elas apenas ensinam você a ajustar o foco, volume e usar o touchpad do Gear VR para interagir com a interface.

A interface Oculus Home é a principal tela de comando do GearVR: por ela, você pode abrir e gerenciar seus apps e acessar a loja (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)A interface Oculus Home é a principal tela de comando do GearVR: por ela, você pode abrir e gerenciar seus apps e acessar a loja (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Depois de tudo isso, você será levado à Oculus Home, a principal interface do Gear VR: nela, você pode abrir aplicativos e a loja para baixar mais apps e jogos para o seu dispositivo.

Qual óculos de realidade virtual vale a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.