Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Nem sempre ter a última versão de um aplicativo é o ideal. Algumas atualizações podem remover detalhes importantes ou nem mesmo suportar o Android que roda no seu celular. Caso algum app tenha atualizado e ficado pior para você, existe uma maneira de reverter a atualização e voltar para a versão antiga do programa. Se você está nessa situação, veja abaixo como fazer downgrade de um aplicativo no sistema do Google.

Como baixar arquivos no Chrome para Android

Para conseguir fazer o downgrade de um app em um smartphone com Android, você, basicamente, precisará desinstalar a versão mais recente dele e instalar uma versão antiga, usando seu arquivo de instalação. Isso requer, porém, certos ajustes no sistema. Descubra como fazer isso. 

Tela do Moto X Force tem resolução maior do que iPhone 6, com Quad HD (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Tela do Moto X Force tem resolução maior do que iPhone 6, com Quad HD (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Veja como fazer downgrade de um aplicativo para Android (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Preparando o sistema

Como será necessário instalar pacotes manualmente (baixando os arquivos APK), você terá que permitir a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas. Para fazer isso, siga as instruções do tutorial do TechTudo abaixo.

Como baixar aplicativos para Android fora da Google Play Store

Autorizando a instalação de apps de fora da Google Play (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a instalação de apps de fora da Google Play (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Desinstalando o aplicativo original

Em seguida, acesse a Google Play Store para desinstalar o aplicativo que você quer fazer o downgrade. Na Google Play, pesquise pelo programa (1) e toque no nome dele (2). Na tela de informações do app, toque no botão “Desinstalar” (3).

Desinstalando um app no Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desinstalando um app no Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Baixando a versão antiga do aplicativo

Agora que o seu telefone está preparado para instalar apps de fora da Google Play - e o programa que você quer reinstalar não está mais no celular - é hora de procurar uma versão mais antiga do programa.

O arquivo que você precisa baixar deve estar no formato APK, que é o tipo de arquivo de pacotes usado para a instalação em todos os aplicativos do Android. Lembre-se de ter muito cuidado ao baixar arquivos da internet, pois, às vezes, eles podem vir com vírus. Apesar disso, essa é a única maneira de obter versões mais antigas de programas de forma gratuita.

O ideal é buscar por sites de APK confiáveis. No exemplo, vamos usar o APK Mirror, que é um site de boa reputação entre os usuários. Além disso, o endereço tem arquivos especificamente para downgrade de aplicativos.

Pesquisando e baixando apps no site APK Mirror (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pesquisando e baixando apps no site APK Mirror (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Além de sites específicos como o citado acima, você pode procurar arquivos diretamente pelo seu buscador, seja Google, Bing e Yahoo!. É importante, porém, prestar atenção na origem dos arquivos. 

Instalando a versão antiga do aplicativo

Depois de escolher a versão do aplicativo que deseja e baixar o arquivo APK no dispositivo (ou movendo a pasta para a memória do aparelho a partir de um PC), abra o programa normalmente para iniciar a instalação.

Baixando e instalando um arquivo APK no Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando e instalando um arquivo APK no Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Desativando as atualizações automáticas

Por fim, se você precisa manter seu aplicativo nessa versão instalada, desative as atualizações automáticas de aplicativos. É possível descobrir como fazer isso neste tutorial do TechTudo. 

Como tirar vírus do Google Chrome? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.