Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Atualizar um aplicativo não garante os melhores resultados para o seu celular. Algumas atualizações podem alterar detalhes importantes para você, como a interface do programa ou algum recurso do qual você gostava. Em alguns casos, o app pode até parar de funcionar por não suportar o Android que roda no seu smartphone.

Como baixar arquivos no Chrome para Android

A boa noticia é que existe uma maneira de reverter esse processo, voltando para a versão antiga do programa. Se você está nessa situação, veja abaixo como fazer downgrade de um aplicativo no sistema do Google.

Tela do Moto X Force tem resolução maior do que iPhone 6, com Quad HD (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Tela do Moto X Force tem resolução maior do que iPhone 6, com Quad HD (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Veja como fazer downgrade de um aplicativo para Android (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Preparando o sistema

Como será necessário instalar pacotes manualmente (baixando os arquivos APK), você terá que permitir a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas. Para fazer isso, siga as instruções do tutorial do TechTudo abaixo.

Como baixar aplicativos para Android fora da Google Play Store

Autorizando a instalação de apps de fora da Google Play (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a instalação de apps de fora da Google Play (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Desinstalando o aplicativo original

Em seguida, acesse a Google Play Store para desinstalar o aplicativo que você quer fazer o downgrade. Na Google Play, pesquise pelo programa (1) e toque no nome dele (2). Na tela de informações do app, toque no botão “Desinstalar” (3).

Desinstalando um app no Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desinstalando um app no Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Baixando a versão antiga do aplicativo

Agora que o seu telefone está preparado para instalar apps de fora da Google Play - e o programa que você quer reinstalar não está mais no celular - é hora de procurar uma versão mais antiga do programa.

O arquivo que você precisa baixar deve estar no formato APK, que é o tipo de arquivo de pacotes usado para a instalação em todos os aplicativos do Android. Lembre-se de ter muito cuidado ao baixar arquivos da internet, pois, às vezes, eles podem vir com vírus. Apesar disso, essa é a única maneira de obter versões mais antigas de programas de forma gratuita.

O ideal é buscar por sites de APK confiáveis. No exemplo, vamos usar o APK Mirror, que é um site de boa reputação entre os usuários. Além disso, o endereço tem arquivos especificamente para downgrade de aplicativos.

Pesquisando e baixando apps no site APK Mirror (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pesquisando e baixando apps no site APK Mirror (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Além de sites específicos como o citado acima, você pode procurar arquivos diretamente pelo seu buscador, seja Google, Bing e Yahoo!. É importante, porém, prestar atenção na origem dos arquivos. 

Instalando a versão antiga do aplicativo

Depois de escolher a versão do aplicativo que deseja e baixar o arquivo APK no dispositivo (ou movendo a pasta para a memória do aparelho a partir de um PC), abra o programa normalmente para iniciar a instalação.

Baixando e instalando um arquivo APK no Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando e instalando um arquivo APK no Android (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Desativando as atualizações automáticas

Por fim, se você precisa manter seu aplicativo nessa versão instalada, desative as atualizações automáticas de aplicativos. É possível descobrir como fazer isso neste tutorial do TechTudo. 

Como tirar vírus do Google Chrome? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.