O Spectacles é o óculos de sol capaz de gravar vídeos, anunciado no fim de setembro pelo Snapchat. Apesar de não ter funções de realidade aumentada como era esperado, o gadget não deixa de ser um boa aposta da rede social, já que traz um preço bastante competitivo – US$ 130, algo em torno de R$ 417 na cotação atual. Mas como o dispositivo vai funcionar? Será que terá compatibilidade com outros aplicativos? Quanto tempo ele é capaz de gravar? Conheça com mais detalhes o funcionamento do Spectacles, que ainda não tem previsão para início das vendas.

Tudo sobre o Spectacles, os óculos do Snapchat para gravar vídeos

Spectacles tem luz que informa quando o óculos está gravando (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Compatibilidade

Para gravar e publicar vídeos ele precisa estar pareado junto a um smarphone. De acordo com a Snap – novo nome da empresa dona do Spectacles e do Snapchat – o óculos terá compatibilidade com smartphones Android e iOS.

O gadget também vai funcionar de forma independente, armazenando os snaps na memória interna para que o usuário da rede social consiga salvar uma imagem mesmo sem o smartphone e, depois, quando estiver próximo do celular, possa publicar o post. O dispositivo se conecta ao smartphone via conexão Bluetooth. Além disso, ele também pode fazer a transferência do vídeo para o aparelho pela rede Wi-Fi.

Funcionamento com outros aplicativos

O óculos só é compatível com o aplicativo do Snapachat. Ou seja, se o usuário quiser compartilhar o vídeo automaticamente em outra rede social, como no Facebook ou no Instagram, não será possível. Isso, claro, inicialmente. É bem provável que quando óculos estiver nas mãos dos usuários seja descoberto uma forma não oficial de compartilhar os vídeos em outras redes.

Não consegue verificar o e-mail do Snapchat? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Como funciona

A princípio foi imaginado que o óculos seria capaz apenas de gravar vídeos com 10 segundos de duração. Porém, depois de mais informações divulgadas, foi descoberto que o Spectacles faz filmagens um pouco mais longas.

Spectacles em ação (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A dinâmica de gravação de vídeos é mais ou menos assim: após o Spectacles ser pareado com o smartphone, para iniciar a gravação basta apertar o botão localizado na lateral. O clique inicia a gravação de dez segundos.

... Outro clique adiciona mais dez segundos de gravação. Um terceiro clique permite gravar vídeos de até 30 segundos. Uma luz branca de LED que envolve a câmera identifica quando o óculos está gravando. Ainda não ficou claro se será possível desativar a iluminação.

Integração com Snapchat

O Spectacles envia automaticamente as gravações para o Snapchat. Os vídeos ficam armazenados no Memories, uma recurso adicionado recentemente que cria uma espécie de álbum privado do usuário, em que as imagens não são excluídas com o tempo.

Uma novidade é o formato em que esses vídeos são gravados, chamado de circular. Com ele, o vídeo pode ser visto tanto com o celular na vertical quanto na horizontal, sem alterar a perspectiva.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.